EzTec, Cyrela, Aliansce e Multiplan divulgam prévias operacionais

Construtoras obtiveram números neutros, enquanto administradoras de shopping centers registraram resultados positivos no quarto trimestre de 2012

Carolina Gasparini

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SÃO PAULO – Em temporada de resultados operacionais, grandes construtoras e administradoras de shopping centers divulgaram seus números referentes ao quarto trimestre de 2012 após o pregão da última segunda-feira (21). O mercado vê a divulgação como uma prévia do resultado consolidado, cuja temporada começa no início de fevereiro.

Após o fechamento da última sessão, a Cyrela Brazil Realty (CYRE3) anunciou que suas vendas contratadas atingiram o ponto mínimo da meta da companhia para 2012, em R$ 6 bilhões, valor 7,6% menor do que o resultado de 2011.

Em outubro, a construtura e incorporadora informou que o adiamento de lançamentos previstos em 2012 levou à revisão de sua meta de vendas do fechado do ano para entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões. Em 2012, a companhia lançou um volume de R$ 5,6 bilhões, 29% abaixo dos R$ 7,9 bilhões lançados em 2011.

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Em relatório, a equipe de análise da XP Investimentos classificou a prévia da companhia como neutra. “No geral, esperava-se uma melhora nas vendas, que não se concretizaram durante o trimestre”, dizem os analistas.

Ainda no setor de construção, a Eztec (EZTC3) obteve R$ 344 milhões em lançamentos no quarto trimestre, com recuo de 9% ante o resultado no mesmo período de 2011. No ano, os lançamentos chegaram a R$ 1,17 bilhão, um pouco abaixo do piso da meta para 2012, de R$ 1,2 bilhão a R$ 1,4 bilhão.

“Neste sentido, a Eztec considerou suficiente (o resultado dos lançamentos) em função da velocidade de vendas obtida, lançar 4.377 unidades em 15 empreendimentos”, disse a companhia em comunicado. As vendas contratadas da companhia foram de R$ 210 milhões no quarto trimestre, queda de 16% ante os últimos três meses de 2011.

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Apesar de reiterar sua preferência pela EzTec no setor, a equipe da XP acredita na neutralidade da prévia, com números maiores do que os reportados no quarto trimestre de 2011, mas abaixo do terceiro trimestre. “Ainda acreditamos que a EzTec é uma das melhores empresas do setor, mas estamos cautelosos sobre os resultados financeiros do trimestre”, diz o relatório.

Shopping Centers com resultados operacionais positivos
Ainda na segunda-feira, a prévia da Aliansce (ALSC3) apontou crescimento de 19,4% nas vendas nos shoppings administrados pela companhia no quarto trimestre de 2012, sobre o mesmo período de 2011, totalizando R$ 2 bilhões. No ano, as vendas cresceram 15,2%, para R$ 5,9 bilhões.

As vendas mesmas lojas avançaram 11,9% no trimestre, acima da evolução de 10,3% no mesmo trimestre em 2011. Já os aluguéis mesmas lojas cresceram 10%, ante 12,5% na mesma base comparativa.

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Sobre o resultado, os analistas da XP acreditam que o balanço seja positivo para a companhia. “Acreditamos que a empresa conseguirá entregar crescimento real nos próximos anos dado seu ‘portfólio jovem’ – shoppings com menos de 5 anos de operação.”

A Multiplan (MULT3) atingiu R$ 3,2 bilhões em vendas nos shoppings no quarto trimestre, alta de 15,2% em relação ao mesmo período de 2011. O resultado representou 32,7% das vendas anuais, que encerraram 2012 em R$ 9,7 bilhões, uma alta de 14,9% sobre o ano anterior. 

Já as vendas nas mesmas lojas tiveram um aumento de 6,8% no quarto trimestre e de 8,4% no fechado de 2012. Um ano antes, haviam crescido 8,3% e 7,6%, respectivamente.

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Para a XP, a notícia positiva mostra que a empresa vem conseguindo sustentar seu crescimento médio de vendas por ano, mas é considerada a mais bem precificada do setor. “A Multiplan sabe agregar valor aos seus greenfields o que resulta na alta demanda dos lojistas para terem seu negócio em um shopping da empresa, isso se reflete na boa taxa de ocupação”, comentam os analistas.