China traz fortes ganhos a mercados asiáticos; Europa opera em leve alta

PIB da China do ano passado foi o mais fraco desde 1999, mas economia do país mosta recuperação na passagem trimestral

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – O último pregão da semana começa com os olhos voltados para a China. Com um crescimento econômico ligeiramente acima do esperado, o país parece afastar por ora o medo de uma desaceleração mais forte.

Depois de abrirem em leve alta, os principais mercados acionários da Europa não mostram uma trajetória clara, apesar da maioria deles mostrarem ganhos. Enquanto o índice FTSE MIB, da Itália, cai 0,2%, na França e na Espanha os principais índices acionários sobem 0,2%.

Na Inglaterra, o índice FTSE 100 avança 0,5%. Por lá, as mineradoras, que costumam responder aos dados da China com mais força, operam em leve alta. A exceção fica por conta da Rio Tinto, que registra ganhos ao redor de 2,00%. Em Hong Kong, os papéis da Vale fecharam em alta de 0,45%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na madrugada de quinta-feira para essa sexta-feira o país divulgou um PIB (Produto Interno Bruto) de 7,9% sobre os números do mesmo período do ano anterior, acelerando-se sobre os 7,4% do terceiro trimestre e os 7,6% do segundo trimestre. O número também veio ligeiramente acima do esperado pelos analistas, que projetavam uma alta de 7,8%

China anima mercados asiáticos
Apesar do crescimento de 7,8% em 2012 ter sido o mais lento desde 1999, a notícia é encorajadora, avalia Arne Lohmann Rasmussen, analista-chefe do Danske Research. “A recuperação foi impulsionada por um salto nos gastos em infraestrutura pelo governo, mostrando que o pacote de apoio fiscal do governo, acertado no último ano, de fato tem conseguido reanimar a economia”, escreve em relatório.

O otimismo pode ser visto melhor no mercado asiático, que fecharam em forte alta nesta sexta-feira. O índice Shanghai Composite, que acompanha as negociações na China, subiu 1,40%. No Japão, o índice Nikkei 225 disparou 2,86%.

Continua depois da publicidade

Entre outros dados relevantes, o país divulgou um crescimento de 10,3% na produção industrial em dezembro e um salto de 20,6% nos investimentos em ativos fixos para o ano, ambos em linha com o projetado por analistas. As vendas no varejo de dezembro cresceram 15,2%, um pouco acima do projetado pelo mercado.

Dia de agenda leve
Para o restante do dia o calendário de indicadores é mais leve. O destaque fica por conta da confiança dos consumidores nos EUA, medida pelo Michigan Sentiment, às 12h55 (horário de Brasília).

Por aqui, o destaque fica por conta das declarações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que disse na véspera que o risco de racionamento de energia é zero e que a porcentagem de etanol na gasolina subirá de 20% para 25% em junho.