Variações de 20% foram comuns na última semana: a bolsa está nervosa?

LLX, B2W e Eletrobras tiveram ganhos de mais de 20% em uma única sessão na semana anterior

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O clima de incerteza foi predominante no mercado de ações ao longo de 2012: além da situação turbulenta dos países da zona do euro e os temores de um “pouso forçado” na economia chinesa, os investidores agora se deparam com a falta de sintonia entre os membros do governo norte-americano para solucionar a questão do abismo fiscal. Tudo isso tem colaborado para deixar os ânimos mais exaltados no mercado – contribuindo para maior volatilidade no preço dos ativos negociados na Bovespa.

Na semana passada, os investidores correram para precificar as notícias e fizeram as ações de B2W Varejo (BTOW3), LLX Logística (LLXL3) e Eletrobras (ELET3; ELET6) registrarem altas de mais de 20% em uma única sessão. E não são small caps cuja falta de liquidez permite a manipulação dos preços: todas elas pertencem ao Ibovespa.

E isso pode ter sido um exagero. Os papéis da B2W Varejo, por exemplo, subiram 17,35% na terça-feira – chegando a registrar alta de 21,74% no intraday -, reflexo de uma elevação de recomendação por parte do Bank of America Merrill Lynch, um fator que, quando mexe com o preço da ação, não costume ser tão agressivo assim. “O mercado anda volátil ultimamente e isto está se acentuando”, destaca João Pedro Brugger, analista da Leme Investimentos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A alta foi tão forte que houve quem voltasse a acreditar em uma possível compra da B2W por parte da Amazon: fato que carece de qualquer explicação ou comprovação factual. Mas as informações eram de que apenas uma elevação de recomendação havia sido dada. O suficiente para levar os investidores a apostarem pesadamente na B2W – já que entre todas as empresas cheias de incerteza no mercado, ao menos alguma coisa de positivo lhe ocorria.

Tal valorização é ainda mais impressionante quando se vê o movimento recente dos papéis BTOW3: de junho até o pregão de segunda – dia pré-elevação de recomendação do BofA -, as ações da varejista online acumulavam ganhos de mais de 130%. Além disso, na quarta-feira esses ativos subiram mais 11,79%, ampliando os ganhos acumulados desde junho para a faixa de 200%.

LLX e Eletrobras
Se na avaliação de Brugger, esse movimento da B2W foi exagerado, o da LLX é questionável”. A empresa de logística de Eike Batista firmou uma parceria com a General Electric, e viu suas ações ganharem 27,59% de valor de mercado na sessão seguinte. “Talvez o acordo da LLX não fosse tão bom para impulsionar tanto assim, mas com certeza não é algo para se passar batido”, diz.

Continua depois da publicidade

Já a alta de 23% das ações preferenciais da Eletrobras na sexta, acredita o analista, é o único movimento que faz sentido. “A notícia [de que o governo vai rever os termos das concessões] foi bastante forte”, afirma. Contudo, ele acredita que o que tem deixado o mercado assim tem sido a volatilidade inerente de uma economia global que não se desenvolve. “De uns anos para cá, o mercado vem ficado bastante volátil”, diz, citando o período pós-crise de 2008.

“Talvez isso ocorra pelo fluxo de informações ser muito grande hoje em dia, e o acesso também”, diz. Bombardeados de informação, os atuantes do mercado agem cada vez mais irracionalmente: sobretudo em períodos de grande indefinição com o cenário macro. Nervosos, é capaz de que qualquer referência, positiva ou negativa, faça-os mudar ferozmente de opinião – e levar as ações junto.

E são situações que não apresentam tanta pressa. Logo após o anúncio dos termos das concessões, houve quem acreditava que e o governo precisaria ceder até o fim do prazo para não provocar a quebra a Eletrobras. Presos nessa situação, a pressão vendedora acabou derrubando os papéis nas últimas semanas – levando-os para o patamar de 2004.

Eventualmente, o governo cedeu e a ação se recuperou rapidamente. Em um ambiente com tantas informações e incertezas, Brugger acredita que movimentos irracionais aparecem e desaparecem com bastante velocidade – o que, eventualmente, abre janelas de oportunidades. “As expectativas mudam muito até de um dia para a noite, e não deveria ser assim”, finaliza o analista,