Dentro do cenário atual, 32% dos leitores acreditam que o melhor é investir em ações

Crença de que o mercado "está barato" leva investidores à bolsa; renda fixa aparece logo atrás com 25% dos votos dos leitores

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O desempenho negativo da bolsa brasileira em 2011 pode ser um sinal para os investidores alavancarem as aplicações no mercado acionário, como aponta a enquete feita pelo Portal InfoMoney. Com a questão “dentro do contexto atual do mercado, a melhor alocação de carteira seria:”, os leitores elegeram com 32% dos votos os investimentos em ações como melhor alocação, acreditando que os papéis estão negociados na BM&F Bovespa estão baratos.

Em segundo lugar, 24,8% dos leitores escolheram investir em renda fixa para aproveitar os juros altos, totalizando 543 votos. Em sequência, os leitores optaram por equilibrar as aplicações entre renda fixa e o mercado de ações, registrando 24,5% dos votos. No total, foram contabilizados 2.188 votos, conforme a tabela a seguir:

Dentro do contexto atual do mercado, a melhor alocação de carteira seria:

Resposta % Votos

Maioria no mercado de ações, que está barato

32,5% 711
Maioria em renda fixa, aproveitando os juros altos 24,8% 543
Equilíbrio entre renda fixa e ações 24,5% 536
Carteira equilibrada entre renda fixa e imóveis 8,5% 185
Renda fixa e fundos cambiais, pois o dólar deve subir 4,3% 93
Outra Composição 3,2% 70
Fundos multimercados, considerando os riscos atuais 2,3% 50
Fonte: Enquete InfoMoney realizada com 2.188 usuários;
O resultado não tem valor de amostragem científica 

Bolsa está barata?
Após terminar 2010 praticamente no “zero a zero”, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, acumula perdas de 18,65% em 2011 – até o fechamento da última terça-feira (20) -, digerindo a fraca recuperação das principais economias do mundo, bem como os temores inflacionários da economia brasileira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, por conta dessa recente desvalorização, investidores acreditam que as ações brasileiras encontram-se em patamares atrativos. A forte sequência de queda dos principais índices das bolsas mundiais parece ser uma receita para a definição de um ponto de entrada no mercado de ações, alimentando a expectativa de retornos ainda maiores no longo prazo.

Entretanto, vale ressaltar, que esta situação é um reflexo da desaceleração econômica mundial, alimentada pelo temor da Grécia declarar um default e da possibilidade dos Estados Unidos entrar em uma nova recessão. Ou seja: embora o retorno no longo prazo possa ser muito compensador, é preciso ter em mente que o momento atual é de cautela nos mercados, com a aversão ao risco prevalecendo nas principais bolsas do mundo.