Comentário Semanal – 19/5 a 23/5

Comentário Semanal - 19/5 a 23/5

Rodolfo Cirne Amstalden

Publicidade

Em uma semana ditada por interpretações sobre a minuta do Federal Reserve e pelo preço do petróleo em níveis recordes, os mercados financeiros viram-se novamente às voltas com um clima turbulento. A bolsa brasileira fechou o período no vermelho e o dólar registrou alta.

Em seu tradicional documento justificando as decisões de política monetária, o Banco Central dos EUA sinalizou que o ciclo de cortes na Fed Funds Rate provavelmente está chegando a um ponto de saturação. O comentário dividiu as opiniões de mercado entre um intervalo de estabilidade para a taxa de juro norte-americana ou o imediato retorno à contração.

O Fed também reduziu suas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA, considerou a hipótese de deterioração do mercado de trabalho, e reforçou seu comprometimento com o controle dos preços.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A preocupação inflacionária ganhou repercussão extra após o núcleo do PPI (índice de preços ao produtor) apresentar variação positiva de 0,4% em abril e referências análogas no resto mundo apontarem para a mesma direção. O ex-chairman do Fed, Alan Greenspan, deu um recado aos bancos centrais: neste momento, é preciso estar especialmente atento à ameaça de inflação.

Petróleo caro
Uma das principais pressões inflacionárias em pauta vem do mercado energético. O barril do petróleo voltou a testar patamares recordes durante a semana, aproximando-se de USS 135.

Entre desequilíbrios de oferta e demanda, desvalorização do dólar, aportes de fundos e estratégias da Opep, sobram explicações para uma commodity que ocupa o centro das atenções. Analistas começam a ponderar se os movimentos observados não refletem exageros, a despeito dos fundamentos convincentes.

Continua depois da publicidade

No Brasil
A inflação continua marcando presença no cenário doméstico, despertando alertas. A segunda prévia de maio do IPC-Fipe registrou alta de 0,89% nos preços. E o IGP-M referente ao segundo decêndio do mês apontou inflação de 1,54%. Ambos superaram suas bases de comparação, sugerindo um agravamento do quadro inflacionário.

De fato, as projeções contidas no relatório Focus incorporam, semana a semana, premissas mais preocupantes para o nível geral de preços. A mediana das projeções para o IPCA de 2008 está em 5,12%, bem acima da meta de 4,5%. Conseqüentemente, o mercado começa a avaliar rumos ainda mais conservadores para a Selic nos próximos meses.

No mercado de trabalho, destaque para a Pesquisa de Emprego divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País alcançou 8,5% em abril, recuando 1,6 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2007 (10,1%).

No âmbito corporativo, a consolidação do setor financeiro voltou às manchetes dos jornais, após os rumores de que o Banco do Brasil negocia a incorporação da Nossa Caixa. Concorrentes privados como Itaú e Bradesco manifestaram seu descontentamento frente à operação, sugerindo que uma eventual alienação da Nossa Caixa exigiria leilão aberto.

Bolsa
Com duas altas e duas baixas em quatro pregões, o Ibovespa acumulou desvalorização de 1,81% na semana, encerrando a sexta-feira no nível de 71.451 pontos.

O destaque negativo da semana ficou por conta das ações ordinárias da Gafisa, que cederam ao ajuste e acumularam perda de 10,75%, a maior entre todos os integrantes do Ibovespa.

Já as ações ordinárias da Nossa Caixa dispararam 36,21% e foram destaque de alta na semana. A notícia de provável venda do banco inspirou revisões de preço-alvo por parte de analistas e atraiu a atenção de investidores.

Os papéis mais líquidos ocuparam planos opostos durante a semana. Os preferenciais classe A da Vale caíram 4,21%, enquanto os preferenciais da Petrobras registraram alta de 5,01%. Apesar da empolgação com as novas descobertas da estatal, o mercado adotou um viés mais crítico, cobrando detalhes sobre o potencial dos campos.

Renda fixa
No mercado de renda fixa, os juros futuros mostraram rendimento decrescente. O contrato com vencimento em janeiro de 2010, entre os líderes em liquidez no período, apontou taxa de 14,39%, alta de 0,21 ponto percentual em base semanal.

Quanto aos títulos da dívida externa brasileira, o Global 40 fechou cotado a 137,30% de seu valor de face, com queda de 0,72% entre as semanas. Já o risco-país, calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan, encerrou a semana a 212 pontos-base.

Câmbio
Reagindo ao bom humor nos mercados, o dólar comercial acumulou valorização de 1,10% e reverteu a trajetória observada na última semana, fechando cotado a R$ 1,6600 na venda. Notícias confusas acerca da criação do Fundo Soberano trouxeram volatilidade ao mercado de câmbio durante a semana.