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A Target projetou vendas e lucros comparáveis para o trimestre das festas de fim de ano abaixo das estimativas nesta quarta-feira, com os consumidores preocupados com os preços comprando itens essenciais baratos em varejistas rivais, como o Walmart, o que fez com que suas ações caíssem quase 20%.
Os resultados contrastam com os do maior varejista do mundo, o Walmart, que havia elevado sua previsão anual de vendas e lucros pela terceira vez consecutiva um dia antes, conquistando participação no mercado de mantimentos e mercadorias.
A Target, com sede em Minneapolis, agora espera vendas comparáveis estáveis no quarto trimestre e um lucro de 1,85 dólares a 2,45 dólares por ação. Em média, os analistas esperavam um aumento de 1,64% nas vendas e um lucro de 2,66 dólares por ação.
O varejista norte-americano cortou os preços de milhares de itens essenciais e de presentes antes da temporada de festas. Também está oferecendo descontos em alimentos, bebidas e brinquedos, enquanto expande sua marca própria, dealworthy, para incluir itens como carregadores de smartphones e produtos de higiene pessoal.
Ainda assim, até agora esses esforços não conseguiram atrair consumidores para suas lojas porque os clientes estavam dispostos a esperar por ofertas e procuraram em vários varejistas para encontrá-las.
“Estamos observando uma resposta mais forte do que em muito tempo às promoções”, disse o CEO da Target, Brian Cornell, em uma teleconferência após os lucros.
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As vendas de vestuário foram fracas porque o clima mais quente do que o normal nos EUA dissuadiu compras de roupas de inverno, embora gastos com itens essenciais e de beleza tenham sido fortes durante o trimestre.
Na última terça-feira, o rival Walmart afirmou que registrou ganhos de participação em todos os grupos de renda, liderados principalmente por famílias que ganham mais de 100.000 dólares por ano.
Com cinco dias a menos para as compras de fim de ano entre o Dia de Ação de Graças e o Natal, no que se espera que seja uma temporada de festas apenas mais ou menos, varejistas como a Target precisam enfrentar a concorrência porque as promoções do Walmart e da Amazon.com começaram mais cedo do que o normal.
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Enquanto isso, as tentativas da empresa para antecipar o estoque de fim de ano em preparação para a greve dos portos dos EUA na Costa Leste e na Costa do Golfo levaram a custos adicionais em sua cadeia de suprimentos, disseram executivos da Target.
A Target também reduziu sua previsão anual de lucros por ação para um valor entre 8,30 dólares e 8,90 dólares, em comparação com sua faixa anterior de 9 dólares a 9,70 dólares, após resultados mais fracos do que o esperado no terceiro trimestre.
A empresa, que opera cerca de 2.000 lojas nos Estados Unidos, divulgou lucros ajustados de 1,85 dólares por ação no terceiro trimestre. Os analistas, em média, esperavam 2,30 dólares por ação.