Ações asiáticas têm desempenho misto nesta sexta-feira

Melhora no setor industrial chinês anima investidores, mas risco de abismo fiscal nos EUA ainda afeta o mercado

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – As ações asiáticas tiveram desempenho misto nesta sexta-feira (14), encontrando suporte na melhora do setor industrial da China mas com as preocupações sobre o progresso das negociações a respeito do orçamento dos Estados Unidos para evitar um “abismo fiscal” pesando sobre a confiança do investidor.

As ações da China superaram seus pares asiáticos após a pesquisa Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) para dezembro atingir a maior alta em 14 meses, de 50,9, o quinto ganho mensal consecutivo, mostrando que o crescimento do setor industrial da China se recuperou.

O índice referencial de Xangai avançou 4,32 por cento, enquanto as ações de Hong Kong ganharam 0,71 por cento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Estamos vendo um PMI, dados industriais positivos, e todos indicam uma recuperação econômica”, disse o analista de commodities do Barclays Capital Sijin Cheng. “A demanda vai melhorar gradualmente.”

Às 7h45 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha variação positiva de 0,04 por cento, pairando perto da máxima em 16 meses que vem atingindo sucessivamente desde 5 de dezembro.

Por sua vez, o índice Nikkei do Japão fechou em baixa de 0,05 por cento.

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama e o presidente da Câmara, John Boehner, tiveram uma “franca” reunião cara a cara na quinta-feira, em um esforço para quebrar um impasse nas negociações a fim de evitar o “abismo fiscal”, com grande aumento de impostos e cortes nos gastos.

Se não evitar o abismo fiscal, a recuperação da economia norte-americana pode enfrentar problemas e também apagar os sinais encorajadores que vêm da China, segundo maior economia do mundo após os EUA.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,39 por cento, e a bolsa de Taiwan tombou 0,75 por cento. Cingapura subiu 0,38 por cento e Sydney fechou com valorização de 0,01 por cento.