Ações asiáticas caem com temores sobre abismo fiscal dos EUA

Políticos norte-americanos estão enfrentando um "abismo fiscal" de aproximadamente US$ 600 bilhões em cortes de gastos e aumentos de impostos

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – As ações asiáticas ampliaram as perdas nesta quinta-feira (8), à medida que os investidores preocupavam-se com a crise orçamentária nos Estados Unidos, levando a uma busca pelo dólar, iene e Traesuries (títulos do governo norte-americano), considerados ativos mais seguros.

Às 7h49 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão cedia 1,34 por cento, recuando de próximo da máxima de oito meses registrada na quarta-feira (7), e caminhava para a maior queda percentual diária em sete semanas.

As ações sul coreanas e de Hong Kong lideraram as perdas, com quedas de 1,19 por cento e 2,41 por cento, enquanto as ações australianas cederam 0,72 por cento, depois que os dados locais de emprego ultrapassaram as estimativas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice Nikkei do Japão caiu 1,51 por cento, chegando a atingir o menor nível em três semanas.

Os políticos norte-americanos estão enfrentando um “abismo fiscal” de aproximadamente 600 bilhões de dólares em cortes de gastos e aumentos de impostos definidos para o começo de 2013, a menos que eles cheguem a um acordo logo para cortar o déficit. Há também a questão do teto da dívida, que precisa ser aumentado para evitar um colapso.

Se Washington não chegar a um acordo até o final do ano, investidores temem que a economia norte-americana possa cair novamente em recessão e possivelmente levar a economia global consigo.

Continua depois da publicidade

“A tendência geral de ações mais fracas, preços de títulos maiores e dólar mais fraco deve continuar”, afirmou o chefe executivo e diretor geral da divisão de mercados globais do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, Kazuto Uchida.

A bolsa de Taiwan caiu 0,61 por cento, o índice referencial de Xangai cedeu 1,63 por cento, enquanto Cingapura recuou 1,02 por cento.