Ação da Natura (NTCO3) fecha com forte baixa de 10,5% após empresa esfriar expectativas sobre reestruturação

Alta recente dos ativos era bastante calcada com expectativas por novos passos para simplificação da estrutura da holding Natura&Co

Equipe InfoMoney

Publicidade

As ações da Natura (NTCO3) registraram uma sessão de queda nesta sexta-feira (16), fechando com baixa de 10,47%, a R$ 14,96. Na noite da véspera, a companhia divulgou comunicado ao mercado para esclarecer informação publicada no Valor Econômico de que, em sua reestruturação, estaria avaliando um spin-off da Aesop, que tem tido melhor desempenho, e uma possível venda da The Body Shop.

No comunicado, a holding de marcas de cosméticos negou que seu conselho de administração conduza atualmente qualquer estudo para uma possível cisão da unidade Aesop ou venda da The Body Shop.

Até a sessão da véspera, as ações da Natura&Co acumulavam alta de quase 16% em setembro, ajudada por expectativa do mercado com relação à reestruturação envolvendo os negócios da empresa: Avon, Aesop, The Body Shop e Natura. O Ibovespa tinha avanço de 0,4% no mesmo período.

Continua depois da publicidade

Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander Brasil (SANB11) e do Grupo Abril, foi anunciado em junho como novo presidente-executivo da companhia. Desde então, a Natura&Co vem falando em reorganizar suas operações para dar mais autonomia às unidades de negócio, deixar sua estrutura mais leve e potencialmente sair de mercados menos rentáveis.

“Embora seja cedo para quantificar os benefícios potenciais da estrutura corporativa mais enxuta, a administração negou a potencial venda de ativos internacionais em seu comunicado ao mercado. Dito isso, dada a nossa crença de que a recente reavaliação das ações (aumento de cerca de 13% nos últimos sete dias) foi impulsionada principalmente por essa expectativa, não ficaríamos surpresos se o movimento fosse pelo menos parcialmente revertida nos próximos pregões”, apontou a equipe de análise do BBA.

A Natura&Co destacou no comunicado que a Avon é gerida na região da América Latina em conjunto com as marcas Natura, The Body Shop e Aesop pela unidade de negócio Natura&Co Latam, e disse que “o processo interno de integração das operações na Natura&Co Latam continua sendo conduzido e acelerado para maior geração de valor.”

Continua depois da publicidade

Comentando potenciais movimentos a serem realizados pela Natura&Co em meio à reestruturação em curso, analistas da XP disseram em relatório na última quarta-feira que uma combinação entre as operações latino-americanas das marcas Natura e Avon seria uma das medidas mais prováveis a serem tomadas.

Eles também escreveram que não viam o “timing” como ideal para a cisão da Aesop, enquanto uma potencial venda da The Body Shop reduziria a complexidade da holding.

A Natura&Co disse nesta quinta-feira que o foco da australiana Aesop, marca de produtos para pele e cabelo, segue em iniciativas para acelerar o crescimento, enquanto os esforços da marca inglesa de cosméticos e perfumes The Body Shop estão voltados para perseguir maior eficiência e melhorias em geração de caixa e rentabilidade.

Continua depois da publicidade

A empresa ainda disse que avalia constantemente alternativas estratégicas para criação de valor e reiterou que não descarta revisar seus modelos de operação ou sua presença em mercados.

“A companhia permanece focada em melhorar os fundamentos dos negócios que apresentem baixo desempenho, e não descarta como já divulgado anteriormente, revisar seus modelos de operação e/ou sua presença nos respectivos mercados”, destacou.

(com Reuters)

Continua depois da publicidade

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.