
SÃO PAULO – O BTG Pactual fez relatório nesta segunda-feira (19) sobre o setor de varejo. Para analistas do banco, a volatilidade nos lucros continua e a má notícia é que o segundo trimestre não foi o fundo do poço: ainda tem mais por vir (e vai piorar).
O banco estima queda de 55% no lucro líquido das varejistas no período quando comparado com o mesmo trimestre de 2014. Um resultado que será impactado basicamente por seis empresas: Pão de Açúcar (PCAR4), Via Varejo (VVAR11), Magazine Luiza (MGLU3), Hypermarcas (HYPE3), Restoque (LLIS3) e Natura (NATU3). Essas seis empresas serão responsáveis por 97% da queda do lucro no setor.
Por outro lado, devem se salvar apenas Raia Drogasil (RADL3), CVC (CVCB3) e Lojas Renner (LREN3) – as três que sinalizam crescimento no lucro no período, aponta relatório dos analistas Fabio Monteiro e Thiago Andrade.
Eles acreditam que Via Varejo, Pão de Açúcar e Magazine Luiza são as mais impactadas no setor atual, de expectativa de vendas no segmento “mesmas lojas” (lojas abertas há, no mínimo, um ano) bem negativa e queda substancial no lucro. Na mesma linha, eles apontam que Cia Hering (HGTX3) e Natura enfrentam vários problemas micro e competição acirrada, o que contribuirá para um resultado pior.
Na contramão de tudo isso, empresas como Lojas Renner, Raia Drogasil, CVC e Lojas Americanas estão outperformando seus pares, com crescimento forte na receita e lucro. Enquanto Hypermarcas, Arezzo e CVC começam a dar sinais do efeito negativo do cenário macroeconômico pior.
Das ações de cobertura do BTG, Lojas Renner e Lojas Americanas são as “top picks”, enquanto Arezzo e CVC têm recomendação de compra. Raia Drogasil é neutra.
Da lista das ações para “ficar de olho”, estão: B2W (BTOW3), Cia Hering, Hypermarcas, Pão de Açúcar, Natura e Technos (TECN3). Já as ações a ser evitadas, estão na lista: Via Varejo, Magazine Luiza, Lojas Marisa (AMAR3), IMC (IMCH3) e Restoque.
Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!