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SÃO PAULO – Desde o Joesley Day, em 18 de maio de 2017, a JBS é uma empresa mais “exposta”, observada atentamente por brasileiros – principalmente os que acompanham a bolsa de valores. “Todo mundo sabe os desafios que a empresa passou nos últimos tempos”, resume Gilberto Tomazoni, CEO da empresa.
O executivo participou nesta semana de um encontro com os analistas Karel Luketic e Betina Roxo, da XP Investimentos, para falar sobre a volta por cima na governança da companhia e as perspectivas para os próximos meses. A entrevista está disponível por completo no player acima.
Seguro de que a JBS vem “entregando tudo que prometeu”, Tomazoni listou as atitudes que foram consideradas prioritárias para a empresa nestes últimos meses. São as seguintes:
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1. Foco em crescimento orgânico
“Vamos focar em crescimento orgânico. Isso não quer dizer que não vamos crescer, mas sim que vamos aumentar a produtividade dos nossos ativos”, disse o executivo.
2. Excelência operacional
Uma companhia que já conta com reputação de ser bem operada deve se concentrar no próprio business para ser melhor que a concorrência – antes de buscar novos negócios. Na comparação com a concorrência direta, a JBS vem trazendo resultados melhores nos últimos trimestres.
3. Qualidade dos produtos
Há 18 meses, logo após o escândalo, a JBS contratou Alfred Al Almanza, executivo que trabalhou no órgão regulador de qualidade de proteínas dos EUA, para organizar a casa. “Subimos a barra em termos de qualidade”, diz.
4. Foco em inovação
Não há como ignorar a inovação neste momento de disrupção de todas as indústrias. Um projeto da companhia acaba de ganhar um prêmio de inovação neste país, citou Tomazoni.
5. Organização da dívida
Com a geração de caixa, foi possível desalavancar a companhia. “Nós pagamos, na comparação com o terceiro trimestre, US$ 4,3 bilhões da dívida bruta e trouxemos a alavancagem para 2,99%”, exemplificou. Falou também na mudança do perfil de dívida: de 27% para 5% representando dívida de curto prazo.
6. Compliance
Um robusto programa de ética e compliance internamente foi considerado uma das frentes mais relevantes pelo diretor. “A gente está muito contente, porque temos sido bem reconhecidos [por esse programa]”.