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Itaú Unibanco é a instituição financeira mais bem vista por stakeholders; veja ranking

A pesquisa avaliou quatro aspectos principais que, de acordo com a DOM, definem o Valor Corporativo de uma companhia: resultados, reputação, competitividade e riscos

Itaú Unibanco
(Divulgação)

SÃO PAULO - Neste ano, Itaú Unibanco (ITUB4) foi o banco que mais gerou valor tanto para a própria empresa, quanto para seus acionistas, de acordo com o ranking da Mais Valor Produzido (MVP) 2014 - Bancos e Serviços Financeiros, criado pela DOM Strategy Partners. A avaliação, recomendação e percepção são feitas pelos stakeholders das companhias.

Em seu segundo ano de avaliação da capacidade de bancos e instituições financeiras de gerar valor para si, seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, Itaú Unibanco ficou em primeiro lugar no ranking, com pontuação de 8,24, seguido de Bradesco e Banco do Brasil. Vale mencionar que ano passado, o Bradesco liderou o ranking e o Banco do Brasil conseguiu pular uma posição desde 2013, quando ocupava o quarto lugar. 

A partir do conceito de EVM (Enterprise Value Management), metodologia criada pela DOM Strategy Partners (que diz que a capacidade de gerar ou agregar o valor das empresas é diretamente proporcional à qualidade de sua performance em seus relacionamentos corporativos e à qualidade do seu gerenciamento de seus diversos canais de mídia) e considerando opiniões de acionistas, consumidores e até funcionários, a pesquisa foi realizada por meio de uma série de interações, estudos e monitorias, com grupo priorizado a partir das mil maiores companhias (segundo os rankings do Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.

A pesquisa avaliou quatro aspectos principais que, de acordo com a DOM, definem o Valor Corporativo de uma companhia: resultados, reputação (definida como credibilidade/imagem), competitividade e riscos.

“Qualidade de relacionamentos com cliente, eficácia da estratégia corporativa, gestão de talentos, além de grau de transformação e uso das tecnologias digitais foram alguns dos 62 ativos considerados importantes para as marcas entrarem no TOP 10 do ranking”, explicou Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Veja abaixo o ranking das instituições:

Bancos e Serviços Financeiros Nota
Itaú Unibanco (ITUB4) 8,24
Bradesco (BBDC3; BBDC4) 8,21
Banco do Brasil (BBAS3) 8,14
Santander (SANB11) 7,99
Caixa Econômica Federal 7,93
Losango  7,51
Cielo (CIEL3) 7,47
Serasa Experian 7,42
Alelo 7,31
Edenred 7,24

 

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