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Inauguração de shopping impacta na valorização de imóveis da cidade

Segundo a Abrasce, a percepção de valorização imobiliária na região do entorno imediato do shopping instalado é 46% superior à percepção da valorização do restante da cidade

Shopping consumidor
(Getty Images)

SÃO PAULO - Nos últimos cinco anos foram inaugurados 94 shopping centers no Brasil. Em dezembro do ano passado havia 457 empreendimentos em operação Até o final deste ano, a expectativa é que sejam 498. Para saber como os centros de compras impactam em uma cidade quando é inaugurado, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) realizou um estudo.

Uma das conclusões é que a percepção de valorização imobiliária na região do entorno imediato do shopping center instalado é 46% superior à percepção da valorização do restante da cidade.

A associação explica que a valorização dos imóveis nestas cidades pode ser comprovada pelo aumento de 82% de arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “É possível afirmar que os fatores decorrentes da entrada de um shopping, como a construção de novas vias de acesso, melhoria no tipo de construção e padrão de acabamento dos imóveis em seu entorno, além da própria proximidade com um grande centro comercial, são alguns dos principais fatores que contribuem para a valorização dos imóveis.”

Outro fato que comprova a valorização territorial e o desenvolvimento imobiliário da cidade é o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que demonstra as transações ocorridas no setor imobiliário. Os municípios em análise pela pesquisa apresentaram crescimento de 168% do ITBI, frente a 141% de crescimento dos municípios em comparação.

Impacto no setor comercial
O estudo indicou ainda que os novos shoppings refletem diretamente no setor comercial e serviços. Pelos dados, os municípios que receberam esse tipo de empreendimento tiveram crescimento de 130% de arrecadação do ISS e 79% de ICMS, em contrapartida ao crescimento de 79% e 52% da arrecadação, respectivamente, em cidades que não receberam um shopping center.

Além de gerar receitas tributárias, o shopping center gera maior formalização dos serviços e do comércio local, estimulando a qualificação e a profissionalização no comércio e nos prestadores de serviços da região. Um shopping de porte médio gera aproximadamente duas mil vagas de empregos diretos.

“Durante o período analisado observou-se um crescimento do número de postos de trabalho cresceu 34% nas cidades com shopping contra apenas 14% das cidades sem shopping. Este número reflete não só os postos de trabalho criados pelo shopping, mas também o surgimento de novas empresas prestadoras de serviço e comércios no entorno do empreendimento.”

 

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