Em imoveis

Custos de condomínios registraram queda de 8,57% em janeiro

No primeiro mês do ano, o custo médio de condomínio chegou ao valor de R$ 852

condomínios SP baixa
(Wikimedia)

SÃO PAULO - Os custos condominiais registraram queda de 8,57% em janeiro deste ano, segundo revelou o Ipevecon (Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais), divulgado pela Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios) na última segunda-feira (25). De acordo com o levantamento, a baixa foi menos significativa do que em anos anteriores.

No primeiro mês do ano, o custo médio de condomínio chegou ao valor de R$ 852, mantendo relativa estabilidade em relação ao valor registrado no mesmo período de 2012.

Pelos dados, a redução foi relevante nos itens de despesas com Pessoal e Encargos, com quedas respectivas de -15,73% e -7,10%. Os consumos de água e energia mantiveram a tendência de redução do final do ano, em virtude do período de férias, como registrado na oscilação das despesas com Água (-9,59%) e Energia (-10,73%). Nos demais itens, as variações não foram significativas, valendo ressaltar somente a queda apontada nas despesas Eventuais, de -12,85%.

Expectativa
Para este ano, o diretor de Condomínio da AABIC, Omar Anauate, acredita que os custos condominiais deverão manter-se em patamar mais elevado em relação às médias de anos anteriores.

“A negociação coletiva do dissídio da categoria em 2012, afetou diretamente as despesas dos condomínios com a folha de pagamento e benefícios. Em fevereiro, os custos de condomínio devem tender à estabilidade, podendo variar em decorrência do pagamento dos feriados trabalhados no final de ano pelos funcionários de condomínios que onerarão a folha de pagamento.”

 

Contato