EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em imoveis

Classe média brasileira não paga aluguel, diz pesquisa

Segundo levantamento do Data Popular, 75% possui casa própria

prédios de apartamentos - aluguel - São Paulo
(Thinkstock)

SÃO PAULO – A maior parte da classe média brasileira não paga aluguel, segundo revela pesquisa divulgada pelo Data Popular nesta segunda-feira (18).

De acordo com o estudo, a classe média representa 54% dos domicílios brasileiros, o que equivale a 31,4 milhões de famílias. Desse total, 75% possui casa própria, 18% paga aluguel e 7% vivem em habitações cedidas.

“Cinco em cada dez domicílios brasileiros são ocupados por pessoas da classe média. Apesar de muita gente achar que as residências e apartamentos seriam alugados, a esmagadora maioria deles, representados por 75%, é de propriedade desta parcela da população”, disse o sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles.

Aluguel
Ainda segundo o levantamento, quando o assunto é aluguel, a classe média do Centro-Oeste apresenta as maiores proporções de residências alugadas, 28%. Ainda assim, seis em cada dez domicílios são de propriedade de seus ocupantes.

Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (18%), Sul e Nordeste (15% cada) e Norte (14%).Já quando o assunto é casas e apartamentos próprios, o Nordeste tem o maior percentual de famílias que vivem no próprio imóvel, 80%.

Sonho
Ainda que a maior parte da classe média brasileira não pague aluguel, 7,9 milhões de famílias deste extrato social pretendem adquirir um imóvel nos próximos dois anos. “Esse desejo de compra não significa apenas que a classe média esteja interessada em sair do aluguel. Boa parte dos que querem adquirir um imóvel é formada também por recém-casados que vivem com os pais e sogros, por exemplo”, finaliza Meirelles.

Contato