LCI: redução do valor mínimo da aplicação atrairia mais investidores à modalidade

Investimento é importante instrumento para a geração de recursos para o financiamento imobiliário

Patricia Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Importante instrumento para a geração de recursos para o financiamento imobiliário, sendo, inclusive, uma alternativa à caderneta de poupança neste sentido, as LCIs (Letras de Crédito Imobiliários) são também uma opção para a diversificação de investimentos.

O valor mínimo de aplicação da modalidade – em torno de R$ 20 mil -, no entanto, pode ser um dos entraves à popularização deste investimento.

De acordo com o superintendente de Negócios da Brazilian Mortgages, Flavio Fortes, a redução do valor mínimo e uma maior divulgação poderiam atrair mais investidores às LCIs, que são importantes alternativas de diversificação de investimentos. “A popularização é muito importante, pois trata-se de um investimento que apresenta excelente relação risco/retorno”, afirma.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Retorno e benefício fiscal
Segundo Fortes, a modalidade é voltada para o investidor com perfil mais conservador, que busca uma rentabilidade superior à dos fundos de renda fixa.

Esse é o caso do médico Ricardo Antenor de Souza e Souza, de 34 anos, que há três anos investe em LCI. “Sempre fui conservador nos meus investimentos”, revela. “Em comparação aos meus outros investimentos em renda fixa, observo [na LCI] um ganho líquido maior”, completa, referindo-se ao benefício fiscal da aplicação, que isenta o investidor pessoa física do pagamento de imposto de renda na fonte e na declaração.

Carla Borges, de 44 anos, também foi atraída pelo retorno da aplicação. “O rendimento acima do CDB comum e com custo menor foi o que me chamou a atenção”, afirma a publicitária, que investe em LCI desde julho deste ano.

Continua depois da publicidade

A tabela abaixo mostra, em números, como a isenção de IR faz toda a diferença no retorno da aplicação:

Qual é a taxa de um investimento em CDI que se iguala à aplicação em LCI?  
Prazo LCI CDI
6 meses de aplicação (IR de 22,5%) 90% 116%
1 ano de aplicação (IR de 20%) 90% 112,50%
Acima de 720 dias (IR de 15%) 90% 106%
Fonte: Brazilian Mortgages    

Sem sazonalidade
Além do ganho líquido maior, o médico Ricardo Antenor de Souza e Souza citou a segurança da modalidade, “principalmente quando comparada ao mercado de ações, que nos últimos tempos parece uma montanha-russa”.

De acordo com Flavio Fortes, da Brazilian Mortgages, no entanto, eventos pontuais, como crises, corte nas taxas de juros etc, não fazem com que o investidor procure mais ou menos as LCIs. “Não se percebe a sazonalidade nas aplicações, visto que a maior parte dos investidores é cativa e mantém parte de seus recursos investidos em LCI com o objetivo de garantir uma rentabilidade interessante, num investimento conservador”, explica.

Entenda a LCI
Diferentemente das Letras Hipotecárias, lastreadas em hipotecas, as LCIs podem ser lastreadas em créditos imobiliários garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária de bem imóvel.

O que isso significa? De maneira mais simples, significa que as instituições financeiras autorizadas a emitirem LCIs usam parte de suas carteiras de créditos imobiliários como garantia para uma aplicação que pode ser oferecida a seus clientes. Os recursos aplicados, por sua vez, são direcionados para financiamentos habitacionais.

Assim, as Letras de Crédito Imobiliário são vistas em todo o mundo como um investimento de baixo risco, pois têm garantia real, que é o imóvel financiado com seus recursos.