Chegada de metrô valoriza imóveis próximos, diz Secovi-SP

Outros fatores que contribuem para a valorização imobiliária são a construção de avenidas, shoppings e áreas verdes

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – Após moradores do bairro paulistano de classe média alta, Higienópolis, se mobilizarem contra a construção de uma estação do metrô nas redondezas, muita gente tem se feito a pergunta: será que um metrô pode desvalorizar imóveis de alto padrão?

De acordo com o diretor de comercialização e marketing do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Luiz Fernando Gambi, a resposta para tal questão é negativa, sendo que, independentemente da localização, metrô é sempre sinônimo de valorização.

“Em termos gerais, a chegada do metrô é benéfica, a estação valoriza o entorno. Pontualmente, pode trazer problemas, como incomodar alguns vizinhos”, diz Gambi.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Valorização
O diretor do Secovi-SP não soube precisar qual o percentual de valorização que a construção de um metrô pode dar a um imóvel. Contudo, um estudo realizado em 2010 pela Companhia do Metropolitano de São Paulo aponta que a valorização dos imóveis do entorno da linha 4 – amarela é de até 30%.

Além do metrô, explica Gambi, outros fatores que contribuem para a valorização imobiliária são a construção de avenidas e a proximidade de shoppings e áreas verdes, como parques. Por outro lado, a formação de favelas causa desvalorização nos imóveis próximos.

Fique de olho
Ainda sobre a construção de estações de metrôs ou outros empreendimentos que exijam desapropriação, o especialista orienta que as pessoas sempre se informem sobre esta possibilidade antes de comprar um imóvel, perguntando ao corretor, à imobiliária ou mesmo na prefeitura da cidade.