Em imoveis / fundos-imobiliarios

Os bastidores dos Fundos Imobiliários: tudo o que você precisa saber

Convidado do programa "Fundos Imobiliários", José Alexandre Freitas, sócio diretor presidente da Oliveira Trust DTVM, explica as funções de algumas peças-chave da estrutura de FIIs

SÃO PAULO - Na estrutura dos fundos imobiliários existem algumas peças-chave fundamentais, mas que, muitas vezes, são desconhecidas pelo público investidor. É o caso do administrador, custodiante e escriturador.

Para explicar os bastidores dos FIIs, o professor do InfoMoney Arthur Vieira de Moraes trouxe ao programa “Fundos Imobiliários” José Alexandre Freitas, sócio diretor presidente da Oliveira Trust DTVM.

Freitas explica que o administrador é aquele que representa o fundo junto à CVM e que faz todo o relacionamento com o cotista, como prestar informações relativas ao saldo das aplicações, valor do patrimônio líquido do fundo, valor das cotas e comportamento da carteira de ativos.

O custodiante, por sua vez, é o responsável pela liquidação física e financeira, bem como pela precificação de ativos financeiros do fundo. Já o escriturador é aquele que faz a atualização cadastral de logradouro, condição física e domicílio bancário de cotistas, entre outros. Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Invista em fundos imobiliários com TAXA ZERO: abra uma conta gratuita na XP

 

Contato