Gafisa: balanço mostra início de recuperação, mas efeitos devem ser sentidos em 2013

Analistas destacam redução de participação na Tenda como positiva para elevar margens e melhorar rentabilidade

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO –  O balanço operacional reportado pela Gafisa (GFSA3) referente ao primeiro trimestre de 2012 veio em linha com as estimativas de analistas. Contudo, os números ainda mostraram que o segmento de baixa renda, conduzido pela Tenda, ainda pressionou a rentabilidade e alavancagem na companhia. 

Apesar disso, a equipe de análise da XP Investimentos destaca que a contínua redução de participação da Tenda nos resultados consolidados tende a impulsionar a margem bruta e Ebitda (geração operacional de caixa) da companhia a cada trimestre.

“Com esse menor fluxo na Tenda e a otimização de projetos nas marcas Gafisa e Alphaville, a empresa vem conseguindo reduzir de forma substancial a queima de caixa, protegendo sua frágil situação financeira”, dizem os analistas da XP.

Continua depois da publicidade

Efeitos devem ser mais visíveis em 2013
Neste sentido, a XP afirma que após os resultados desastrosos de 2011, a  imobiliária mostrou que as iniciativas tomadas nos últimos trimestres começam a surtir efeito. Por conta disso, a corretora chama a atenção para os papéis, que “podem estar se preparando para uma retomada”. “Seus indicadores operacionais já começam a mostrar uma melhora substancial”, afirmam os analistas.

A equipe de análise do Barclays reforça que a companhia vem trabalhando no sentido de trazer a alavancagem e as margens mais próximas da média do setor, mas pondera que a complexidade do processo de reestruturação deve impedir que esses progressos surtam efeito antes de 2013.

“As ações dificilmente irão refletir melhoria nos fundamentos antes da consolidação de uma reviravolta, o que é pouco provável de acontecer em 2012”, afirma a equipe de análise do banco.