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SÃO PAULO – O setor de franchising teve um faturamento de mais de R$ 150 bilhões no ano passado, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em relação a 2015, o crescimento na receita foi de 8,3%, com crescimento que ficou na faixa de 6% a 8%.
Nessa indústria, tiveram melhor desempenho em 2015 os setores de Saúde, beleza e bem-estar (15,5), Serviços automotivos (11,6%) e Moda (10,4%). Dos 11 segmentos analisados, apenas um não apresentou crescimento, o de Entretenimento e Lazer. Ao contrário, ele teve um recuo de 10,7% no ano.
Os motivos que levaram o setor de Saúde, beleza e bem-estar a liderar o ranking de desempenho foram, segundo a ABF, a ascensão de redes de clínicas médicas populares, a entrada de novas marcas no mercado e a utilização de novos canais de venda. A associação cita como exemplos as marcas Hinode, Quem disse, Berenice? E Sobrancelhas Design.
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No ano passado, a ABF remanejou a classificação dos segmentos de franchising com o objetivo de fornecer “uma radiografia mais precisa da participação de cada um dos 11 segmentos e dos respectivos subsegmentos no mercado”.
Confira a seguir quais são esses segmentos, com exceção do de Entretenimento e Lazer, e qual o crescimento que apresentaram em 2016:
Classificação | Segmento | Crescimento entre 2015 e 2016 |
1 | Saúde, Beleza e Bem-estar | 15,5% |
2 | Serviços Automotivos | 11,6% |
3 | Moda | 10,4% |
4 | Alimentação | 8,8% |
5 | Limpeza e Conservação | 7,9% |
6 | Comunicação, Informática e Eletrônicos | 7,5% |
7 | Casa e Construção | 5,4% |
8 | Serviços Educacionais | 5,2% |
9 | Serviços e Outros Negócios | 4,30% |
10 | Hotelaria e Turismo | 3,20% |