Em franquias

Passo-a-passo: como abrir uma franquia da Subway

Em 2010, a Subway ganhou o posto de maior cadeia de fast-food do mundo, com 33.749 restaurantes

Subway
(Divulgação Subway)

SÃO PAULO – Abrir seu próprio negócio pode ser uma excelente opção para buscar a tão desejada independência. Por falta de ideias, experiência ou em busca de segurança, muitas pessoas preferem abrir uma franquia de uma grande rede, que lhe garante essa independência profissional e, ao mesmo tempo, certa segurança. 

Uma das franquias de mais sucesso no mundo é a da rede de fast-food americana Subway, fundada em 1965 em Bridgeport, Connecticut. Com uma proposta mais saudável e diferente, ela aposta nos lanches “submarino” como seu principal produto, com o recheio à critério do cliente – e as opções vão desde os vegetarianos até steak de carne, salame, frango.

A Subway aterrissou no Brasil em 1994, mas por conta dos custos altos que requeria, durou pouco tempo. Foi em 2003 que a segunda oportunidade apareceu, e, no período, a rede já estava bem consolidada e possuía franquias em diversos outros países. Seu menu já estava internacionalizado, tal como seus padrões e procedimentos.

Em 2010, a rede ganhou o posto de maior cadeia de fast-food do mundo, com 33.749 restaurantes. Atualmente, a rede já possui mais de 41.000 restaurantes distribuídos em 102 países – no Brasil, são 1.838 restaurantes abertos. Até 2018, a meta é contar com 50 mil lojas abertas em todo o mundo – localizados em aeroportos, shoppings, postos de gasolina, universidades e até em uma igreja.

Como ser um franqueado da Subway?
O primeiro passo para abrir uma unidade da rede é preencher o formulário de interesse “seja um franqueado”, disponível no site da rede, com informações gerais sobre o franqueado e sócio. Após isso, caso aprovado, a rede envia para o interessado uma circular de oferta com questionário bem detalhado. Nesse primeiro momento, o candidato é pré-avaliado, uma seleção para a entrevista que vem em seguida.

Se na entrevista o candidato for aprovado, o processo de documentação já se inicia. “Por sermos uma franquia, nós temos diversos perfis de franqueados que vão desde a dona de casa até o cirurgião plástico. Mesmo assim, procuramos alguém que tenha um perfil empreendedor, com alguma questão de gestão pessoal, uma pessoa pró-ativa. Queremos alguém 100% dedicado à marca”, explica Roberta Damasceno, gerente nacional do Subway no Brasil.

Depois de ser aprovado, o franqueado deve abrir a loja em um período de dois anos. O tempo médio para abrir a franquia Subway é de apenas três meses, incluindo reformas, treinamento, etc. “Depende da emissão do CNPJ, que pode levar de 2 semanas a 2 meses. Mas, na média, o tempo para abrir a loja é de três meses”, explica Roberta.

Qual o investimento?
A média de investimento para abrir uma franquia é de R$ 300 mil a R$ 500 mil, um valor baixo se comparado com algumas outras franquias badaladas do mercado – e eles veem isso como um dos diferenciais da Subway.

Outra vantagem: o perfil de loja não é tradicional e se instala em diversos locais, podendo ser um restaurante de pequeno ou médio porte. Do valor total, R$ 25 mil é correspondente à taxa de franquia, o valor pago à rede para ter a sua própria. Confira o raio-x da franquia:

Quanto custa ter uma franquia Subway
Investimento inicial R$ 280 a 500 mil (sem ponto comercial)
Taxa de franquia R$ 25.000,00
Estoque inicial R$ 23 mil
Equipamentos e mobília R$ 140 mil
Reforma de R$ 80 a 110 mil
Taxa de royalties 8% do faturamento líquido
Taxa de publicidade 4,5% do faturamento líquido
Capital de giro R$ 24 mil
Faturamento médio mensal Não informado
Margem de lucro sugerida aprox. 15% do faturamento médio
Número de funcionários de 8 a 12
Prazo de retorno de 24 a 36 meses
Área de loja de 50 m² a 150 m²

O que é oferecido ao franqueado? Qual o retorno do investimento?
Treinamento para os funcionários, orientação sobre método, apoio para financiamento da franquia e seleção de método são alguns dos suportes fornecidos à quem abre uma franquia da Subway. Existe uma rede de suporte dedicada somente ao franqueado.

Uma pesquisa feita em 2006 por Gary Kowalski revelou que 67% dos franqueados da Subway possuem o retorno financeiro que esperavam. Além disso, também revelou que 60% dos entrevistados aprovaram o treinamento da franquia, colocado entre “bom” e “excelente”.

 

Contato