Vai abrir uma franquia? Saiba no que você precisa pensar (além do dinheiro)

Encontrar o perfil de franquia ideal para você é necessário, afinal, você é a principal peça desse empreendimento

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Você quer abrir um negócio próprio mas não tem uma ideia genial? Talvez uma franquia seja o investimento ideal para você – afinal, você “compra” o know-how de uma empresa estabelecida com uma marca forte, e começa o seu negócio à frente de seus concorrentes. 

Só que esse passo não pode ser tomado sem que se pense em todos os aspectos – é importante ouvir as opiniões de especialistas e estudar muito para tomar a melhor decisão. Tomar decisões erradas pode transformar esse investimento em algo custoso, que dá errado.

Tão importante quanto o mercado em que você vai se inserir e o local da loja, é importante pensar na peça mais importante da franquia: você mesmo. Para escolher certo uma franquia, é necessário pensar no seu perfil e no perfil da franquia – você não vai querer se comprometer a um mercado de algo que você não gosta, com regras que não lhe são interessantes e com perfil de investimento longe do seu. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Muitas das marcas querem que você tenha um espírito empreendedor, outras acabam procurando “gerentões” para seus modelos. O ideal é que você crie listas de qualidades e do que lhe interessa e pesquise muito antes de tomar sua decisão. Conhecer o negócio que você entrará, como cliente, lhe dá uma visão dinâmica do próprio, permitindo-o tomar a decisão com mais clareza. 

Decidi a franquia; e agora?
Logo após a decisão, você terá uma parte burocrática. É bom arranjar um advogado, principalmente alguém que entenda da lei de franquias. Ele deverá analisar o COF (Circular de Oferta de Franquia), que esclarece todas as obrigações e deveres do franqueado e da franquia. Você tem de 10 a 20 dias para assinar, pagar e se comprometer – então análise bem. 

Avalie minuciosamente a minuta do contrato e os balancetes contábeis que lhe são fornecidos, para ver se a franquia realmente está falando a verdade. Converse com franqueados e, se possível, ex-franqueados, buscando os pontos fortes e pontos fracos. O ideal é que a franquia seja associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

Continua depois da publicidade

E o investimento?
Cumprida a parte burocrática, é hora de começar o investimento. É bom que o dinheiro da operação já lhe esteja disponível, assim como um fundo para emergências caso alguma coisa saia do plano original – o ideal é ter no mínimo três vezes o investimento inicial.

Depois de paga a taxa de franquia, altamente variável, a maior parte dos rendimentos da sua franquia será seu. Você só terá que pagar taxa de royalties e de publicidade, embora todos os outros custos sejam seus, como salários, aluguel do ponto e impostos. Boa sorte.