Veja como encontrar o ponto comercial ideal para a sua franquia

O perfil do público, acessibilidade e visibilidade da loja são fundamentais na hora de abrir uma franquia

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SÃO PAULO – Existem diversos motivos para explicar por que algumas marcas possuem unidades franqueadas que dão muito certo enquanto, ao mesmo tempo, outras unidades que fecham as portas cedo demais. Mas o principal motivo é na verdade o ponto comercial.

Segundo o diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi, Germano Leardi Neto, se você escolher o lugar ideal, a sua franquia pode decolar rapidamente. “Se for um lugar ruim, você vai ter que trabalhar em dobro para evitar o fracasso e isso se tiver jeito de compensar”, explica.

Vale lembrar que o interesse de um bom ponto comercial também é do franqueador, afinal de contas, empilhar fracassos acaba com qualquer marca. “O bom franqueador, portanto, deve participar junto com o franqueado nesta decisão. Se você é franqueado, esteja aberto ao diálogo e sempre escute as sugestões do franqueador”, afirma o executivo.

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Para ajudar na tarefa da escolha confira seis características importantes que um ponto comercial deve ter para se tornar um negócio de sucesso:

1- Perfil do público
A definição do público-alvo é parte obrigatória no plano de negócios inicial de qualquer empresa.  Conhecer os hábitos de consumo do público que seu empreendimento pretende atingir facilita quando você tem que optar por uma região em que o seu público-alvo esteja sempre presente.

2- Movimento de pessoas
Ainda pensando no público-alvo, é bom prestar atenção no fluxo de pessoas, anotando os horários e dias de pico da região. Esse fator é mais determinante para franquias de ticket médio barato, como rede de fast-food, por exemplo, porque precisam vender bastante para compensar as despesas.
Procure ir ao lugar do seu futuro ponto em diferentes dias e horários, inclusive nos finais de semana, para perceber quando acontecem os picos de movimento.
Leardi  ressalta que para as franquias imobiliárias, há um pequeno diferencial neste ponto, já que os produtos oferecidos independe da sua fabricação. “Quem investe no mercado imobiliário, precisa ter visão de mercado para correr atrás de bairros onde haja espaço para novos lançamentos. As grandes construtoras estão optando por locais próximos às novas estações de metrô, por exemplo.”

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3- Visibilidade
É importante prestar atenção também na visibilidade e acessibilidade do seu ponto comercial. Lembre-se: cada detalhe faz diferença e, por isso, essa etapa requer muito tempo. O seu ponto comercial precisa chamar atenção, ser visto de longe pelas pessoas – instalar o seu empreendimento em uma esquina é uma opção, por exemplo. A iluminação da rua também faz todo o diferencial; se for uma rua bem iluminada, a sua loja vai chamar atenção mesmo depois de escurecer.

4- Concorrência 
Analisar a concorrência é tarefa indispensável nesse processo. Uma região que não apresenta nenhuma concorrência pode ser um risco. “Pense: por que nenhuma empresa concorrente está no local? De duas, uma. Ou você vai se dar bem por ser o primeiro a chegar lá ou, talvez, o setor da sua franquia não seja compatível com o público dessa região”, afirma.
Ter concorrência significa ter demanda, por isso faça uma análise de atuação das empresas concorrentes para ver se a sua franquia é capaz de competir com elas. Conversar com um franqueado que enfrenta a mesma situação é uma boa alternativa para saber como se virar.

5- Acessibilidade
Não é só na concorrência que você tem que ficar de olho. Você também precisa escolher uma região que facilita o acesso do seu cliente. Isto inclui a proximidade de estações de ônibus e metrô, além de estacionamentos. Aliás, disponibilizar algumas vagas na frente da sua loja facilita bastante a vida de alguns fregueses.  “Não se esqueça dos portadores de deficiência física. Além de uma escada, coloque rampas de acesso”.

6- Aluguel 
Normalmente, no começo de negócios, as finanças são mais apertadas e é preciso, portanto, encontrar pontos comerciais onde o aluguel é mais em conta. Se você vende salgadinhos ou acessórios de moda, instalar um quiosque em estações de metrô pode ser uma boa alternativa para fugir dos altos valores de aluguel em shoppings.

7- Aspectos legais
Mantenha-se sempre atento às questões legais, pois vale lembrar que para abrir um estabelecimento é preciso respeitar uma série de leis. Portanto, verifique se o local aceita a abertura de determinados negócios e abra o olho com os impactos ambientais e sanitários. Aqui, vale contar com o auxílio de um advogado para não ter dores de cabeça com órgãos públicos no futuro.