Mais de 40% das franqueadoras no Brasil não têm unidade própria

As unidades próprias têm a finalidade de testar novas tecnologias, produtos e serviços para serem implementados em outras franquias

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise revelou que 43% das franqueadoras brasileiras não têm unidade própria. Estas unidades são operadas pelo próprio franqueador com a finalidade de testar novas tecnologias, produtos, serviços e sistemas que possam ser implantados futuramente na rede franqueada.

Outros 22% disseram que tem apenas uma loja própria, 10% têm duas unidades e 24% têm três ou mais.

Entre os setores do franchising que apresentam três ou mais unidades próprias estão em Acessórios Pessoais, Alimentação Fast Food e Vestuário. Já os setores que mais reúnem franquias que não possuem nenhuma unidade própria são Automotivo, Alimentação Varejo, Entretenimento, Equipamentos, Esporte & Lazer e Telefonia.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O consultor e o especialista da Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, explica o baixo número de unidades próprias acontece, geralmente, com franquias que vieram da indústria e, antes mesmo de testar o varejo, os proprietários já iniciam a venda da franquia. “O que é muito perigoso para quem deseja abrir o próprio negócio, pois na franquia, o que se compra é a experiência do franqueador na operação desse varejo.”