Publicidade
SÃO PAULO – O sistema franchising é baseado na transferência de conhecimento, no qual o franqueador transfere o “know how” do negócio para o franqueado. No Brasil, mais da metade das franquias estão há três anos ou mais no setor, informou o Balanço do Franchising do Primeiro Semestre de 2013, elaborado pela empresa de pesquisas sobre o segmento, Rizzo Franchise.
Apesar de 51% das franquias terem experiência no setor, segundo o relatório, 10% estão no mercado há um ano, 8% há cerca de dois anos e 31% das marcas estão há menos de 12 meses, ou seja, não possuem experiência.
Mesmo assim, o mercado está evoluindo. Em 2008, apenas 32% dos franqueadores tinham três anos ou mais de experiência e, em 2013, essa fatia cresceu para 51%. Na outra ponta, os inexperientes também cresceram. Também em 2008, eles representavam apenas 13% e hoje já são 31%.
Exclusivo para novos clientes
CDB 230% do CDI
Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Segundo o relatório, manter o conhecimento do negócio e a possibilidade de evoluir é mensurado pela operação de unidades próprias do negócio. Através de unidades próprias, ou piloto, é possível desenvolver e testar novas tecnologias de operação do negócio.
Os setores mais experientes
Confira abaixo os segmentos com as franquias com mais e menos experiência:
Posição | Segmentos | % das franquias com menos de 1 ano de experiência | % das franquias com 3 anos ou mais de experiência | ||
---|---|---|---|---|---|
Rizzo Franchise | |||||
1 | Equipamentos | 24% | 68% | ||
2 | Mobiliária & Decoração | 22% | 67% | ||
3 | Vestuário | 21% | 64% | ||
4 | Informática & Comércio Eletrônico | 22% | 63% | ||
5 | Comunicação | 30% | 61% |
Posição | Segmentos | % das franquias com menos de 1 ano de experiência | % das franquias com 3 anos ou mais de experiência | ||
---|---|---|---|---|---|
Rizzo Franchise | |||||
1 | Hotelaria & Turismo | 53% | 41% | ||
2 | Automotivo | 43% | 36% | ||
3 | Educação & Treinamento | 36% | 49% | ||
4 | Telefonia | 35% | 35% | ||
5 | Negócios & Serviços | 35% | 42% |