Quer investir em franquias? Tire suas dúvidas e busque o negócio que mais o agrada

Especialista em franchising esclarece algumas das dúvidas mais comuns de quem deseja ingressar neste segmento

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – Preferido pelos empreendedores mais maduros, o franchising passou a interessar também os mais os jovens, que a partir dos seus 25 anos já começam a buscar informações sobre o setor. E não pense você que esclarecer as dúvidas deste público seja uma tarefa fácil, especialmente por conta da pouca idade e da inexperiência dos mesmos no segmento em questão.

De acordo com o administrador de empresas e vice-presidente da SMZTO Participações, Sidney Kalaes, um dos questionamentos mais frequentes costuma ser, por exemplo, o processo de escolha das franquias.

“O ideal é que ele escolha o ramo de franquias pelo qual tem paixão. Ser apaixonado pelo que se faz é o primeiro de muitos desafios que surgirão ao se iniciar um novo negócio”, orienta o profissional que realizará uma uma palestra gratuita sobre o tema neste sábado (26), no bairro da Lapa, em São Paulo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, quando gostamos do que fazemos, as coisas fluem melhor, e cada obstáculo passa a ser encarado como uma forma de crescimento. Por isso, não hesite: ao escolher um ramo de atuação, procure aquele que mais se adequa ao seu perfil e depois pesquise atentamente quais os desafios que você terá pela sua frente.

Dificuldades à vista
Outra recomendação importante para quem deseja se aventurar no universo das franquias é também prestar atenção às dificuldades iniciais e, acredite, sua nova empreitada estará cheia delas.

“Fique atento ao ponto comercial, a concorrência e busque sempre um negócio que tenha diferencial. Fazer como os outros fazem dificilmente trará o lucro esperado”, diz Kalaes.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, nessa ocasião o futuro empreendedor pode aproveitar e fazer outras perguntas mais significativas ao franqueador, como pedir dicas de como incrementar as vendas e expandir o negócio.

Alternativa isenta
Mas se mesmo após essa série de perguntas, o interessado ainda tiver alguma dúvida ou quiser procurar uma opinião mais isenta, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) poderá ajudá-lo.

“O site da ABF oferece um guia de franquias bastante amplo, além de dados sobre o setor, cursos e serviços”, explica Kalaes. “Outra opção está na busca de canais na web sobre o tema”, conclui.

Por último, lembre-se: antes de fechar com uma franqueadora, pergunte sempre à mesma como está o andamento do negócio, afinal, ela certamente estará antenada às tendências e às mudanças de hábitos dos consumidores.