Em financas

Sua carreira atingiu uma fase de esgotamento? Veja como promover novos estímulos

Uma forma de superar o tédio é dar um bom uso aos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira

SÃO PAULO - O tédio. Todos os profissionais, após anos de trabalho na mesma área, fazendo as mesmas atividades, enfrentando os mesmos desafios, estão sujeitos a caírem no tédio. Isso pode acontecer com pouca ou grande frequência, e pode ser aliviado com a ajuda de um hobby ou um passatempo favorito.

Mas, e se o tédio, o esgotamento e o aborrecimento atingiu a sua carreira de forma mais intensa? De acordo com artigo publicado no site Monster.com, psicólogos afirmam que o cérebro humano precisa de constantes estímulos para evitar o tédio.

No caso da carreira profissional, o ponto crucial é quanto o indivíduo domina uma tarefa ou conceito. A partir desse momento, o cérebro quer seguir em frente, ou seja, quer mais estímulos, novos desafios. Uma forma de superar esse tédio é dar um bom uso aos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira.

Veja 8 atividades para estimular seu cérebro usando os conhecimento e as habilidades adquiridas ao longo da carreira de uma forma menos corriqueira:

Escreva um livro – transforme seus conhecimentos, adquiridos ao longo da carreira, em um romance, em um manual de treinamento ou em um material de ensino.

Dê palestras - se ofereça para falar sobre sua carreira, dando palestras com o objetivo de falar sobre os desafios superados e apresentar soluções para problemas organizacionais.

Ofereça serviços de consultoria - mostre que está disponível para serviços de consultoria, sobretudo para as empresas pequenas que não possuem recursos suficientes para contratar grandes empresas de consultoria e assessoria.

Ofereça seu tempo - considere se colocar à disposição de escolas, faculdades e universidades para explicar aos estudantes sobre os desafios e as especificidades do seu campo de atuação. Mostre-se disponível para ensiná-los a desenvolver as competências e habilidades necessárias para se obter sucesso nesse campo.

Torne-se um coach de carreira - ofereça aos jovens profissionais da sua área serviços de coach, ou seja, ofereça seus serviços para orientá-los a fazer um plano para uma carreira mais bem sucedida.

Ensine - entre em contato com escolas especializadas ou institutos e ofereça seu serviço. Mostre-se disponível para dar aulas relacionadas com sua experiência de carreira.

Comece uma associação profissional - seguindo as leis do seu estado, crie uma associação profissional dedicada a compartilhar conhecimento e experiência com colegas de área.

Publique artigos – faça uma pesquisa prévia sobre quais os assuntos são mais interessante, no momento, sobre sua área. Com o tema definido, publique artigos que tratam do assunto.

 

Contato