Exxon venderá fatia em campo no Iraque para PetroChina e Pertamina

Fontes das empresas e do setor disseram que China e Indonésia deveriam se juntar ao projeto de US$ 50 bilhões da Exxon Mobil para desenvolver o campo

Reuters

Publicidade

NOVA DÉLHI – A Exxon Mobil está vendendo mais da metade dos 60 por cento de participação que detém no projeto petrolífero iraquiano West Qurna-1 para a PetroChina, maior empresa de energia da China, e para a indonésia Pertamina , confirmou o ministro do petróleo do Iraque nesta sexta-feira.

“Vinte e cinco por cento (de participação) para a PetroChina e 10 por cento para a Pertamina”, disse Abdul Kareem Luaibi à Reuters nos bastidores de uma reunião ministerial em Nova Délhi.

Fontes das empresas e do setor disseram na quinta-feira que China e Indonésia deveriam se juntar ao projeto de 50 bilhões de dólares da Exxon Mobil para desenvolver o campo.

Continua depois da publicidade

A Exxon, importante petrolífera norte-americana, é a operadora do gigantesco campo petrolífero, e no último ano ofereceu vender toda sua participação, após uma disputa com Bagdá sobre contratos assinados com o autônomo Curdistão, acordos os quais o governo central rejeita como ilegais.

A empresa mais tarde se comprometeu com um maior investimento no campo – atualmente produzindo quase 500 mil barris por dia – e recuou de sua decisão de se retirar completamente.