Minoritário faz nova reclamação contra Boeing-Embraer na CVM

Ele questiona a assimetria de informação na condução do acordo com a Boeing para a área de aviação comercial da brasileira

Estadão Conteúdo

Publicidade

O minoritário e consultor em governança Renato Chaves protocolou uma nova reclamação contra a Embraer na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ele questiona a assimetria de informação na condução do acordo com a Boeing para a área de aviação comercial da brasileira. Segundo ele, com a divulgação da existência de um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) secreto, ficou configurada essa assimetria.

Até agora, Chaves foi o único investidor a questionar a operação. Apesar da polêmica em torno do acordo, que transfere para uma joint venture controlada pela americana toda a área comercial, grandes investidores como Previ, BNDES e fundos estrangeiros, que têm participação na empresa, não se manifestaram oficialmente.

Segundo ele, a divulgação do MOU secreto mostra que a Embraer não terá qualquer governança na nova empresa. Vai transferir seu principal ativo para a joint venture e, formalmente, ficará com 20% de seu capital, mas terá apenas um conselheiro observador, segundo o documento. “O que estão propondo é uma nova categoria de conselheiro: o conselheiro ‘voyer'”, reclama.

Continua depois da publicidade

Desde a divulgação do acordo, a CVM instaurou dois procedimentos administrativos sobre a Embraer. Nenhum deles tem relação explícita com o acordo com a Boeing. O primeiro foi instaurado em agosto. É um procedimento de Supervisão do Formulário de Referência, onde a empresa deve registrar todas as suas informações relevantes, como os riscos a que está sujeita. Está sendo conduzido pela Gerência de Acompanhamento de Empresas 1 da Superintendência de Relações com Empresas. Há ainda um processo de supervisão de informações contábeis, instaurado este mês, na Gerência de Acompanhamento de Empresas 5.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!