Em educacao / guias

Consumo: você sabe o que é um produto ecoeficiente?

Ele diminui os danos ao meio ambiente e ainda conquista os consumidores responsáveis socialmente. Veja suas características

SÃO PAULO - Os consumidores buscam em suas compras qualidade e preço baixo. No entanto, num momento em que o meio ambiente se encontra ameaçado pelo modo de produção humano, o produto que não ameaça a natureza agradará mais ao público.

As empresas podem tomar medidas para diminuir o estrago ao meio ambiente e ainda conquistar mais o consumidor consciente. Você sabe o que é um "produto ecoeficiente"? Se não, veja abaixo quais as características dele.

Material possível de reciclar
Somente no Brasil, a cada dia, são produzidas 100 mil toneladas de lixo, com materiais que se armazenam nos grandes aterros e que demoram anos, ou até mesmo séculos, para se decomporem.

A produção ecoeficiente implica em um menor consumo de matérias-primas - menos embalagens e pacotes - e maior índice de conteúdo reciclável, para que os materiais possam ser reaproveitados. Além disso, ela prevê longa duração, permite atualizações, é passível de coleta ou desmonte pós-consumo e de reutilização ou reabastecimento (refil/recarga).

Evitando a poluição
As empresas jogam na atmosfera diversos tipos de gases poluidores a cada dia, o que diminui a qualidade do ar respirado pela população e pode gerar doenças. O produto que passa por um processo de ecoeficiência é aquele que usa tecnologia limpa e não utiliza materiais tóxicos.

Além disso, ele preserva os recursos naturais, pois exige um menor consumo de energia e água durante o processo de produção, distribuição e descarte pós-consumo.

Sem testes com animais
Para que remédios ou outros produtos sejam testados, alguns animais ou cobaias são mortos. No entanto, as empresas devem ter em mente que o número de testes deve ser reduzido e somente em casos de extrema necessidade.

Em certas situações, é impossível a comercialização de determinados produtos sem o teste ser feito anteriormente. Nestes casos, a ecoeficiência se faz a partir do momento que o dano não atinja as espécies em extinção.

 

Contato