Entenda o funcionamento de uma empresa analisando o demonstrativo de resultados

Demonstrativo de resultados mostra o fluxo de atividades de uma empresa em um período determinado de tempo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Conhecer a estrutura dos principais demonstrativos financeiros é um passo de suma importância para poder analisar uma empresa e, conseqüentemente, estar mais preparado na hora de investir no mercado de ações. É através dos demonstrativos que se pode analisar a situação passada da empresa e, com base nisso e em outras variáveis, buscar projetar o futuro.

Para quem não está familiarizado com estes termos, vale lembrar que os principais demonstrativos financeiros de uma empresa são o balanço patrimonial, o demonstrativo de resultados – descrito abaixo – e o demonstrativo de origens e aplicação de recursos.

As principais contas
O demonstrativo de resultados detalha e quantifica o que a empresa recebe (receitas), o quanto gasta (despesas) e o resultado líquido dessas operações (lucro ou prejuízo) em um determinado intervalo de tempo.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com base na análise do lucro ou prejuízo da empresa, o empresário pode estimar o quanto pode retirar da companhia, ou, em caso de prejuízo, o quanto precisa investir para equilibrar sua situação financeira. Pode-se dizer que o demonstrativo de resultados é organizado de acordo com o processo de produção da empresa, como ilustrado abaixo:

+ Receitas brutas da empresa: o que a empresa recebe pelos produtos que vende.

– Custo de produtos vendidos: despesas diretamente ligadas à produção (matérias-primas, custo de energia, etc.)

Continua depois da publicidade

– Despesas gerais e administrativas: despesas indiretamente ligadas à produção (gastos com funcionários, despesas administrativas e de vendas).

– Despesas financeiras líquidas: juros relacionados à dívida que a empresa levanta para financiar suas atividades

= Resultado Operacional: lucro/perda gerado pelas atividades (ou operações) da empresa

Continua depois da publicidade

+ Resultado não-operacional: soma das receitas e despesas não-diretamente vinculadas às atividades da empresa, tais como ganhos ou perdas na compra de ativos ou venda de ativos.

= Lucro ou prejuízo antes de impostos

– Impostos e contribuições pagas: equivale a deduções de imposto de renda, etc.

Publicidade

= Lucro Líquido: é igual aos ganhos ou perdas líquidas da empresa no exercício, é a parcela do lucro disponível aos acionistas. Dependendo de sua política da companhia, ela pode reinvestir os lucros na Empresa ou distribuir parte deles na forma de dividendos aos acionistas.

Analisando o fluxo
Ao contrário do balanço, que representa uma “fotografia” das atividades da empresa em uma data específica, o demonstrativo de resultados representa um “filme” das suas atividades durante o período a que se refere.

Ou seja, o demonstrativo de resultados do primeiro trimestre traz o resultado acumulado no trimestre (a conta vendas, por exemplo, traz todas as vendas executadas durante todo o trimestre, e não somente no último dia do trimestre).