Pressão e temperatura são os dois principais indicadores se um indivíduo está bem ou se há algo errado com organismo. No caso das empresas, a saúde financeira também é verificada por meio de indicadores que mostram aos investidores e analistas fundamentalistas se o negócio prospera ou se a operação está demonstrando um desempenho negativo.

As informações a respeito desses indicadores são estratégicas para quem quer investir ou para aqueles que já investem e precisam monitorar os seus ativos. Ter o domínio sobre o papel de cada um no sistema que rege o mercado financeiro é fundamental para observar oportunidades de compras de ações ou, por outro lado, reconhecer os melhores momentos para vendê-las.

Esses indicadores constam nos balanços financeiros que as empresas listadas na Bolsa divulgam trimestralmente. Abaixo, no entanto, você poderá acessar estas informações neste guia de indicadores fundamentalistas do InfoMoney:

Ebitda

Este indicador representa, em tradução livre do inglês, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. É a partir do Ebitda que analistas e investidores medem o potencial de geração de caixa de uma companhia, uma vez que ele mostra os valores obtidos pelo negócio excluindo os custos que não estão ligados à operação.

Margem Ebitda

A margem Ebitda é um indicador de margem de lucro operacional de um negócio. Se obtém este indicador pela divisão entre o Ebitda registrado pela companhia em determinado período e as receitas. Quanto maior a margem Ebitda, maior é a eficiência operacional da empresa, uma vez que ela consegue gerar lucro a partir de suas operações.

Patrimônio Líquido (PL)

Este indicador representa a diferença entre o valor dos ativos de uma empresa e o seu passivo. Lembrando que ativos são os bens e direitos a receber pela companhia, e os passivos as obrigações com terceiros e com os sócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retorno sobre o PL (ROE)

O ROE é calculado dividindo o lucro líquido da empresa no último ano fiscal pelo patrimônio líquido. O valor resultante mostra quão eficiente é a empresa ao usar seus ativos para obter lucro. O retorno sobre o patrimônio líquido também é obtido com a multiplicação das variáveis margem financeira, giro sobre ativos e alavancagem financeira.

Lucro Líquido (LL)

O lucro líquido é a diferença entre todas as receitas da companhia e todos os gastos envolvidos na sua operação. Ou seja, é todo o recurso que sobra depois de deduzidos os custos, despesas e impostos. É a partir do LL que a empresa consegue remunerar sócios e funcionários e realizar novos investimentos, por exemplo.

Retorno sobre o Capital (ROIC)

Este indicador avalia a rentabilidade do investimento aplicado pelos acionistas e credores na empresa. Essa métrica considera tanto o capital próprio da empresa quanto os empréstimos realizados. Quanto maior for o índice, mais rentável e eficiente é a companhia.

Receita líquida

Este indicador representa quanto que a empresa faturou em determinado período, abatendo do valor gerado impostos a pagar, devoluções e descontos concedidos. A receita líquida também proporciona aos investidores uma visão real da situação financeira da companhia.

Margem Líquida

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Margem líquida é o indicador financeiro que demonstra a porcentagem de lucro em relação às receitas apresentadas por uma empresa no seu balanço. É por meio do indicador que se verifica se a operação de uma companhia é rentável e/ou lucrativa, dois conceitos que são diferentes.

Ativo total

O ativo total de uma empresa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante e o não circulante. O ativo, por definição, é o conjunto de recursos financeiros que são administrados pela empresa para gerarem mais recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dívida bruta

A dívida bruta é um valor composto pela soma de todas as obrigações financeiras da empresa que estão para ser quitadas. O indicador é utilizado para verificar a saúde financeira e o grau de endividamento das empresas. O número é obtido pela soma das dívidas da companhia de curto e longo prazos.

Dívida líquida

A dívida líquida está ligada às obrigações financeiras que as empresas adquirem, sejam elas para expandir as atividades empresariais ou para alavancar o capital de giro da empresa. A dívida líquida desconta do conceito da dívida bruta o caixa líquido que a companhia possui.

Índice de preço sobre lucro (P/L)

É um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato. O preço analisado é sempre o valor por ação que está divulgado na bolsa em um certo momento. Já o lucro é o ganho líquido por cada uma das ações neste mesmo período.

Dividend Yield

O dividend yield, ou taxa de retorno com dividendos, é um indicador que mede o rendimento de uma ação apenas com o pagamento de dividendos. Ele é calculado na forma de uma taxa que relaciona os proventos distribuídos pela empresa e o preço das suas ações negociadas na bolsa de valores.

P/VPA

O P/VPA corresponde ao preço de uma ação dividido pelo valor patrimonial correspondente a ela, sendo esse o indicador que diz o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PSR

O PSR, ou Price to Sales Ratio, é o índice de preço em relação a vendas. É obtido pelo valor da empresa dividido por sua receita operacional líquida. O indicador é utilizado para medir o desempenho de vendas de uma companhia.

Enterprise Value (EV/Ebitda)

O Enterprise Value é a soma do valor de mercado das ações de uma companhia com a dívida líquida dessa empresa. O valor é obtido ao multiplicar o número de ações emitidas pelo preço da ação em determinado momento.

Leia também: Análise de balanços: o que Warren Buffett avalia nas empresas investidas?

CFS (Cash Flow/Share)

O CFS, ou Demonstração do Fluxo de Caixa na tradução inglês, analisa os efeitos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento sobre o fluxo de caixa em um determinado período de tempo. A divulgação desta Demonstração Financeira não é obrigatória no Brasil.

Dividend Payout

O dividend payout, ou proporção de pagamento de dividendos, é o indicador da política de dividendos de uma empresa. Ele é calculado como a proporção dos lucros da empresa que são distribuídos na forma de proventos em dinheiro e, em geral, é determinado pela própria empresa em seus estatutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE