Em educacao / guias

Como agir em caso de suspeita de clonagem de placa?

Veículo clonado pode ser semelhante ao original ou de modelo distinto; em caso de suspeita formalize queixa ao Detran

Não bastasse a clonagem de cartões de banco, telefones celulares, talões de cheques etc, até mesmo as placas dos carros estão vulneráveis ao golpe. Conhecidas também como dublês, as placas clonadas assustam e prejudicam um número cada vez maior de motoristas. Afinal de contas, é mais do que injusto arcar com um prejuízo que não deveria ser seu.

Desde o advento do novo Código de Trânsito Brasileiro, de 1998, cujas normas são mais severas, os motoristas têm sofrido cada vez mais com o desconto de pontos em suas habilitações. Apesar de contribuir para a maior segurança do trânsito, principalmente nas grandes capitais, o maior rigor da fiscalização acabou levando alguns fraudadores a buscar na clonagem de placas uma forma de escapar do pagamento de multas e da perda da carteira de habilitação.

As placas dublês são empregadas de duas maneiras: a primeira é utilizada em veículos de marcas e modelos diferentes do modelo original; e a segunda é utilizada em veículos com as mesmas características do veículo da placa original, provavelmente com o intuito de despistar as autoridades.

Veja como agir
Se você desconfiar que a sua placa está sendo clonada, não fique de braços cruzados. Ao invés disso, formalize queixa diretamente no Detran de seu Estado para que o caso seja investigado. Casos comuns de suspeitas de dublês ocorrem quando o motorista recebe em casa multas registradas em lugares ou datas desconhecidos.

O Detran procura ser minucioso em sua investigação, inspecionando o veículo, as multas e documentos do carro. Isto porque há muitos recursos de multas fundamentados na clonagem de placas, de forma que o Detran deve também ficar atento aos motoristas que alegam o fato simplesmente para não pagarem suas multas.

Caso o Detran constate que a placa de um veículo realmente tenha sido clonada, então a mesma é bloqueada e conseqüentemente substituída por novos números e letras. Porém, você deve estar preparado para gastar algum dinheiro com isto, já que será necessário pagar um novo emplacamento do veículo, mais a emissão de um novo documento.

 

Contato