Como agir em caso de suspeita de clonagem de placa?

Veículo clonado pode ser semelhante ao original ou de modelo distinto; em caso de suspeita formalize queixa ao Detran

Equipe InfoMoney

Publicidade

Não bastasse a clonagem de cartões de banco, telefones celulares, talões de cheques etc, até mesmo as placas dos carros estão vulneráveis ao golpe. Conhecidas também como dublês, as placas clonadas assustam e prejudicam um número cada vez maior de motoristas. Afinal de contas, é mais do que injusto arcar com um prejuízo que não deveria ser seu.

Desde o advento do novo Código de Trânsito Brasileiro, de 1998, cujas normas são mais severas, os motoristas têm sofrido cada vez mais com o desconto de pontos em suas habilitações. Apesar de contribuir para a maior segurança do trânsito, principalmente nas grandes capitais, o maior rigor da fiscalização acabou levando alguns fraudadores a buscar na clonagem de placas uma forma de escapar do pagamento de multas e da perda da carteira de habilitação.

As placas dublês são empregadas de duas maneiras: a primeira é utilizada em veículos de marcas e modelos diferentes do modelo original; e a segunda é utilizada em veículos com as mesmas características do veículo da placa original, provavelmente com o intuito de despistar as autoridades.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja como agir
Se você desconfiar que a sua placa está sendo clonada, não fique de braços cruzados. Ao invés disso, formalize queixa diretamente no Detran de seu Estado para que o caso seja investigado. Casos comuns de suspeitas de dublês ocorrem quando o motorista recebe em casa multas registradas em lugares ou datas desconhecidos.

O Detran procura ser minucioso em sua investigação, inspecionando o veículo, as multas e documentos do carro. Isto porque há muitos recursos de multas fundamentados na clonagem de placas, de forma que o Detran deve também ficar atento aos motoristas que alegam o fato simplesmente para não pagarem suas multas.

Caso o Detran constate que a placa de um veículo realmente tenha sido clonada, então a mesma é bloqueada e conseqüentemente substituída por novos números e letras. Porém, você deve estar preparado para gastar algum dinheiro com isto, já que será necessário pagar um novo emplacamento do veículo, mais a emissão de um novo documento.