Conteúdo editorial apoiado por

Planos de saúde: o que mudou com a Lei 9.656?

Regulamentada em 1998, e conhecida como Lei dos Planos de Saúde, ela trouxe mais flexibilidade de escolha e garantia ao consumidor

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Aprovada em 1998, a Lei 9.656, também conhecida como Lei dos Planos de Saúde, trouxe algumas mudanças importantes para o setor de saúde. Ao introduzir o conceito de planos segmentados, a legislação trouxe mais flexibilidade de escolha para o consumidor. Ao mesmo tempo, o estabelecimento de regras mais claras para os reajustes por faixa etária buscou proteger os direitos do consumidor.

Porém, a legislação também gerou muita controvérsia, sobretudo devido ao fato que os direitos concedidos na Lei não foram estendidos aos portadores de planos anteriores à sua regulamentação. Para tanto, foi criado um processo de transição, através do qual quem possuía plano anterior à Lei poderia optar pela migração para um novo plano.

Mas, em alguns casos, houve abusos, de forma que os reajustes propostos eram excessivamente altos e não tinham como ser absorvidos pelo consumidor. Se você se encontra nesta situação, é importante avaliar se a migração, mesmo a um custo maior, não vale a pena, pois como fica claro na tabela, houve uma ampliação significativa das coberturas e garantias oferecidas.

Newsletter

Segura Essa

Cadastre-se e receba semanalmente as principais notícias que você não pode deixar de saber sobre o universo dos seguros de um jeito rápido e fácil

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de suas limitações, a grande vantagem da Lei 9656 é ter criado o primeiro arcabouço regulamentar para o setor de saúde suplementar. Desde então, a ANS (Agência Nacional de saúde Suplementar) passou a fiscalizar as empresas que atuam no setor, assim como a atender o consumidor, orientando quanto às dúvidas e recebendo reclamações através do Disque ANS: 0800 7019656.