Em educacao / guias

Internet banking: dicas de segurança para se proteger das fraudes

Por trás das facilidades contidas no internet banking pode haver criminosos capturando todas as suas informações pessoais

SÃO PAULO - Não há como negar as vantagens do avanço tecnológico dos últimos anos. Um dos setores que mais se beneficiou disto foi o financeiro. Aos poucos os consumidores vão se rendendo à praticidade do internet banking, que vem ganhando participação no total de transações bancárias.

Por mais que as instituições financeiras estejam investindo constantemente em tecnologia, e que menos de 1% dos internautas foram vítimas de fraude bancária online, isso não significa que você deva abandonar alguns procedimentos simples para garantir a sua maior segurança ao navegar.

Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos abaixo algumas dicas de segurança que você deve tomar antes de usar o seu internet banking.

Verifique se o site é seguro

Antes de iniciar a navegação, dê uma boa olhada na página. Tenha certeza de que na barra inferior do site está gravado o ícone do cadeado e que o navegador começa com "https" (o "s" significa "seguro"). O https, no entanto, costuma ser usado apenas em transações financeiras, o que exige a utilização do nome de usuário e senha na página principal do banco, indicada por http.

Nunca envie informações financeiras por e-mail ou por mensagem instantânea para sites cujo endereço não seja seguro. Para visitar o site do seu banco digite diretamente o endereço no seu browser: não siga links indicados por outros sites. Muitos fraudadores usam deste artifício, conhecido como phishing, para obter informações confidenciais suas.

Evite computadores públicos

Evite a utilização de cybercafés, bibliotecas ou de qualquer local público quando for necessário movimentar seu dinheiro no banco. É que algumas máquinas conseguem registrar tudo o que é digitado pelo correntista, tornando mais fácil a invasão à sua conta.

Dobre a atenção à sua Identidade Eletrônica. Trata-se do Nome de Usuário e Senha, indispensáveis para acessar a conta de e-mail, o internet banking, realizar compras pela internet ou mesmo ter acesso ao seu computador. Em posse dessas informações aparentemente banais, muitos criminosos são capazes de revirar a sua vida e ter acesso ao que o interessa: seu dinheiro.

Uma forma bastante fácil de proteger-se dos vírus ou de códigos como o syware, que gravam essas informações pessoais, é atualizando freqüentemente o antivírus e apagando as informações pessoas contidas no equipamento.

Máxima atenção às senhas

Além de tomar alguns cuidados na escolha da sua senha de forma a garantir sua maior segura, você também deve trocar sua senha periodicamente. Consulte o seu saldo bancário com freqüência, mesmo que não tenha realizado muitas operações. Se for encontrada alguma movimentação desconhecida, solicite imediatamente esclarecimentos ao seu banco. Mas, atenção: não utilize as informações para contato contidas nesses e-mails ou sites suspeitos, pois eles também podem ser parte da fraude.

Tomando essas pequenas precauções você consegue se beneficiar dos avanços da tecnologia sem ter que se preocupar com o risco de ser vítima de fraude online.

 

Contato