Internet banking: dicas de segurança para se proteger das fraudes

Por trás das facilidades contidas no internet banking pode haver criminosos capturando todas as suas informações pessoais

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Não há como negar as vantagens do avanço tecnológico dos últimos anos. Um dos setores que mais se beneficiou disto foi o financeiro. Aos poucos os consumidores vão se rendendo à praticidade do internet banking, que vem ganhando participação no total de transações bancárias.

Por mais que as instituições financeiras estejam investindo constantemente em tecnologia, e que menos de 1% dos internautas foram vítimas de fraude bancária online, isso não significa que você deva abandonar alguns procedimentos simples para garantir a sua maior segurança ao navegar.

Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos abaixo algumas dicas de segurança que você deve tomar antes de usar o seu internet banking.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Verifique se o site é seguro

Antes de iniciar a navegação, dê uma boa olhada na página. Tenha certeza de que na barra inferior do site está gravado o ícone do cadeado e que o navegador começa com “https” (o “s” significa “seguro”). O https, no entanto, costuma ser usado apenas em transações financeiras, o que exige a utilização do nome de usuário e senha na página principal do banco, indicada por http.

Nunca envie informações financeiras por e-mail ou por mensagem instantânea para sites cujo endereço não seja seguro. Para visitar o site do seu banco digite diretamente o endereço no seu browser: não siga links indicados por outros sites. Muitos fraudadores usam deste artifício, conhecido como phishing, para obter informações confidenciais suas.

Continua depois da publicidade

Evite computadores públicos

Evite a utilização de cybercafés, bibliotecas ou de qualquer local público quando for necessário movimentar seu dinheiro no banco. É que algumas máquinas conseguem registrar tudo o que é digitado pelo correntista, tornando mais fácil a invasão à sua conta.

Dobre a atenção à sua Identidade Eletrônica. Trata-se do Nome de Usuário e Senha, indispensáveis para acessar a conta de e-mail, o internet banking, realizar compras pela internet ou mesmo ter acesso ao seu computador. Em posse dessas informações aparentemente banais, muitos criminosos são capazes de revirar a sua vida e ter acesso ao que o interessa: seu dinheiro.

Uma forma bastante fácil de proteger-se dos vírus ou de códigos como o syware, que gravam essas informações pessoais, é atualizando freqüentemente o antivírus e apagando as informações pessoas contidas no equipamento.

Máxima atenção às senhas

Além de tomar alguns cuidados na escolha da sua senha de forma a garantir sua maior segura, você também deve trocar sua senha periodicamente. Consulte o seu saldo bancário com freqüência, mesmo que não tenha realizado muitas operações. Se for encontrada alguma movimentação desconhecida, solicite imediatamente esclarecimentos ao seu banco. Mas, atenção: não utilize as informações para contato contidas nesses e-mails ou sites suspeitos, pois eles também podem ser parte da fraude.

Tomando essas pequenas precauções você consegue se beneficiar dos avanços da tecnologia sem ter que se preocupar com o risco de ser vítima de fraude online.