Saiba por que o aumento da concessão de crédito favorece a economia

Maior concessão de crédito incentiva a elevação do consumo da população e do investimento produtivo

Camila Schoti

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos dois anos, o sistema financeiro nacional tem registrado uma forte expansão na concessão de crédito no País, liderada principalmente pelo crédito destinado à pessoa física e, sobretudo, ao consumo. De maneira geral, o aumento na concessão de crédito tende a beneficiar a economia, mas você sabe por quê?

O maior volume de crédito disponível tende a impulsionar o crescimento do país por duas variáveis que compõem o Produto Interno Bruto (PIB), o consumo e os investimentos que, juntamente com os gastos do governo e o saldo comercial, representam o lado da demanda do PIB.

Aumento no consumo e investimento
Tendo em vista que parte do PIB é função do consumo das famílias, um maior volume de crédito destinado à pessoa física, que tenderá a elevar o poder de compra da população, deverá ter um impacto indireto sobre o crescimento econômico do país, já que deverá incentivar o aumento dos gastos das famílias.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Simultaneamente, é de se esperar que, à medida que a economia fique mais aquecida em função da elevação do poder de compra da população, haverá também um aumento na oferta de produtos. Esta é estimulada por dois fatores: além do aumento do consumo, o maior volume de crédito também deve acarretar um aumento nos investimentos e, assim como o consumo, tenderá a impulsionar o PIB.

Vale lembrar também que o crescimento do PIB significa que outras variáveis também podem ter melhorado, por exemplo, o emprego. À medida que empresários passam a investir mais na produção, passa a haver também uma necessidade maior de mão-de-obra, espaço físico ou mesmo maquinário. Note que à medida que aumenta o número de pessoas empregadas na economia, estas também passarão a consumir mais e, portanto, a incentivar ainda mais a produção.

Crescimento econômico
O leitor deve estar se perguntando por que, então, para resolver o problema de baixo crescimento do país, simplesmente não há incentivos para uma expansão ainda maior na concessão de crédito no país. A resposta para esta pergunta não é simples, e é preciso levar em consideração outras variáveis, tais como o nível das taxas de juros, o comportamento dos preços internos, a inadimplência e até mesmo a necessidade de financiamento do governo.

Continua depois da publicidade

Como todas estas variáveis também precisam ser controladas, dada a necessidade de controle da inflação e da dívida pública brasileira, que requer o financiamento proveniente de agentes privados e, para tal, a atratividade de uma taxa de juro elevada, não há espaço suficiente para reduzir a taxa de juro e elevar a concessão de crédito a ponto de estimular ainda mais o crescimento do PIB, de forma que este movimento costuma ocorrer de maneira gradual, à medida que as demais variáveis vão se ajustando ao longo do tempo.

Contudo, a despeito destas limitações, melhorias nos fundamentos econômicos do País vêm permitindo a redução gradual da taxa Selic, a taxa básica de juro da economia brasileira, que deverá traduzir-se em maior consumo, investimentos e, conseqüentemente, na aceleração do crescimento econômico do País.