Blogs e sites de relacionamento: dicas de segurança para o internauta

Apesar de incentivar relacionamentos, usuário deve ter cautela ao compartilhar arquivos e informações na web

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Cada vez mais a tecnologia vem ajudando as pessoas a se relacionar. A influência das novas tecnologias no comportamento e relacionamento das pessoas é inegável. Em alguns países, como é o caso do Brasil, os sites de relacionamento são sucesso absoluto na internet.

Porém, é preciso cautela, pois um dos momentos em que o usuário mais se expõe ao ataque de vírus ou ação de fraudadores é exatamente no momento em que compartilha informações e arquivos na web. Isso não significa que a única forma de estar seguro é evitar, por completo, este tipo de situação, mas simplesmente que você precisa adotar alguns procedimentos de segurança se não quiser sofrer ataque ou fraude virtual.

Blogs: páginas pessoais

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os blogs e fotologs são sites bem estruturados em que o administrador pode disponibilizar conteúdo de texto e imagem sem ter, necessariamente, conhecimento técnico em informática.

Apesar de estar crescendo o número de empresas que mantém blogs, a maior parte ainda é usada como diário virtual. São esses últimos que correm mais riscos: informações pessoais publicadas podem causar muita dor de cabeça se pararem nas mãos de criminosos.

Um exemplo é quando o dono do blog expõe dados do seu computador ao relatar inocentemente, por exemplo, qual o modelo da máquina ou o programa operacional instalado, facilitando a invasão. Informações muito específicas relacionadas ao seu cotidiano, como lugares que freqüenta e os horários, podem comprometer sua segurança física.

Continua depois da publicidade

Sites de relacionamentos

O mesmo vale para sites de relacionamento, onde os participantes mantém perfis com informações que vão desde o nome e o sexo até endereço de e-mail e telefone. Comunidades de interesse comum também podem ser reveladoras, como é o caso das que se referem a freqüentadores de determinados locais ou donos de veículos específicos.

Cuidado com o tipo de dados que você fornece! Lembre-se que nem só seus amigos podem acessar seu perfil. Uma dica é ter como filtro o seguinte critério: que tipo de coisa você gostaria ou não que alguém ficasse sabendo a seu respeito logo no primeiro contato?

Continua depois da publicidade

Mensagens instantâneas

Programas de mensagens instantâneas, usados para os mais diversos fins, desde conversas corriqueiras entre amigos a fechamento de negócios entre empresas, também exigem cuidado.

Além de detalhes sensíveis aos interlocutores, seja no âmbito profissional ou no pessoal, hackeres podem acessar informações ligadas ao computador, como código de acesso à web, e pessoais, como contatos, números de documentos e senhas, que tenham sido fornecidas nas conversas.

Publicidade

Não use seu programa para passar esse tipo de dado. Se for necessário, prefira maneiras mais seguras para trocar esse tipo de informação.

Por precaução, mantenha seu sistema de mensagens sempre atualizado, evitando que vulnerabilidades antigas, já solucionadas pela empresa responsável na nova versão do programa, sejam exploradas pelos criminosos. Para manter-se informado sobre as vulnerabilidades existentes em softwares e sistemas operacionais, você pode visitar o site: http://www.cert.org.

Quanto à transferência de arquivos nas conversas, não aceite aqueles enviados por desconhecidos e mantenha seu antivírus também atualizado, para identificar pragas mesmo se vierem em mensagens de amigos.

Continua depois da publicidade

Transferência de arquivos

Aliás, quando se trata de compartilhamento de conteúdos audiovisuais, a atenção tem de ser dobrada. Através de sites de troca de músicas ou vídeos, por exemplo, outras pragas escondidos nos arquivos podem contaminar seu computador, que também corre o risco de ser invadido por mal-intencionados de plantão.

Nesse sentido, o tal antivírus atualizado também ajuda: passe todos os arquivos baixados pelo programa antes de abri-los, para identificar vírus, keyloggers e cavalos-de-tróia, entre outros.

Além disso, há também outra preocupação: ao baixar músicas, filmes ou textos não autorizados, o usuário está violando a lei dos direitos autorais. Evite complicações legais e confira se o conteúdo desejado ou compartilhado é livre de copyright.