Conteúdo editorial apoiado por

Seguradora não pode mudar contrato sem autorização do cliente

Intuito da liminar é impedir o aumento do prêmio e redução de indenizações a clientes, autorizadas pela Susep

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Contratos de seguro de vida não podem ser rescindidos ou modificados sem a concordância do cliente e da empresa. A decisão é da juíza Mônica Autran Machado Nobre, da 4ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo.

Segundo o Última Instância, a decisão tem caráter provisório. No entanto, todos os acordos firmados antes de 11 de janeiro de 2003 estão incluídos nesse entendimento.

Ação

A liminar foi concedida após ação civil pública movida pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon), pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Os réus eram a Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susesp) e a União e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A intenção da medida é evitar o aumento dos prêmios e redução de indenização empregados por algumas empresas.

Autorização

A autorização desses aumentos consta em circulares publicados pela Susep. A magistrada determinou a suspensão do efeito desse documento até o julgamento final da ação.

A liminar foi deferida parcialmente, para abranger os contratos anteriores ao Código Civil de 2002. Com a decisão, os contratos de seguro de vida firmados até 11 de janeiro de 2003, quando entrou em vigor o novo Código Civil, não podem sofrer alterações nem cancelamento.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.