Tranquilidade financeira ou viver com estilo: qual é seu objetivo?

A diferença entre os dois cenários reside na sua capacidade de entender riscos, antecipando erros de avaliação do mercado

Equipe InfoMoney

SÃO PAULO – Todos os dias somos forçados a tomar decisões que podem ter um impacto significativo nas nossas vidas. Mas, será que estamos preparados para tomar as decisões necessárias para que nossas escolhas sejam possíveis?

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vejamos o exemplo da pergunta: ao se aposentar, o que você gostaria de alcançar? A maioria das pessoas provavelmente escolheria aposentar-se com estilo. Mas, será que estamos preparados para tomar as decisões que permitem o alcance deste objetivo?

Nos dois casos é preciso planejar

Nosso primeiro instinto é dizer que sim. Mas, antes de responder a isso, é preciso entender o que faz a diferença entre ter uma aposentadoria financeiramente tranquila e outra com estilo. Certamente planejamento financeiro não é a resposta, pois nos dois casos ele é necessário.

Muita gente acredita que o planejamento da aposentadoria começa aos 40 anos, quando faltam cerca de 20 ou 25 anos para nos aposentarmos. Mas a verdade é que um planejamento eficiente começa bem antes: no primeiro dia em que você começou a trabalhar.

Você pode até não ter percebido, ou tido consciência disso, mas o planejamento da sua aposentadoria começou há anos: quando aprendeu a tomar decisões inteligentes para o seu dinheiro. Na época não pareceu muito, mas aos poucos você foi percebendo uma das regras mais importantes do planejamento: mais do que o montante investido, o importante é a regularidade do investimento.

Até aí tudo bem, você já entendeu. Mas, como superar o objetivo inicial de alcançar a tranquilidade financeira e se transformar em alguém realmente rico. Para quem questiona o porquê de uma pessoa que tem esta resposta ainda estar trabalhando, vale a dica: talvez eu não esteja preparada para tomar as decisões necessárias para atingir este objetivo.

Sucesso vem do conhecimento

Pois bem, se o primeiro passo necessário a uma aposentadoria tranquila ou com estilo é aprender a planejar e, consequentemente, poupar, o que mais é preciso? Basicamente, mais dois passos. O segundo é até relativamente simples, e se você está se informando sobre finanças, provavelmente você já está fazendo algo do tipo. Afinal, o segundo passo é investir na sua capacitação.

Para isso, leia o máximo que puder sobre investimentos, livros e artigos, participe de eventos especializados, faça um curso de especialização, etc. Aos poucos, você começará a entender a estratégia de grandes investidores como Warren Buffett, por exemplo, e aprenderá a definir uma em linha com o seu estilo e necessidade.

À medida que ler sobre esses grandes investidores, você perceberá que boa parte do sucesso se deve ao fato de terem comprado ativos de qualidade quando estavam baratos, e mantido a sua estratégia. Os investidores bem-sucedidos aplicaram em empresas que tinham perspectivas positivas, mas isso era algo que poucos sabiam.

Diferencial está na avaliação dos riscos

Se você já fez tudo isso, e ainda não ficou rico, então é porque ainda não conseguiu dar o terceiro e último passo. Esse é também é o mais difícil deles. Para ficar realmente rico, mais do que entender o funcionamento do mercado, você precisa saber avaliar quando ele está superestimando ou sub-avaliando um determinado risco.

Para tanto, você precisa estar preparado para ignorar o que o mercado faz ou pensa, para comprar rumor e vender fato. Para quem investe em ações, por exemplo, é preciso estar preparado para absorver uma queda significativa na sua carteira com tranquilidade: afinal, você sabe que o mercado está superestimando o risco.

Você precisa estar preparado para ler uma manchete de jornal, que a princípio coloca em risco suas aplicações, e não tomar decisões precipitadas. Além de aprender a avaliar o risco, para ser realmente rico você precisa aprender a aceitar seus erros e a crescer com eles. Afinal, até mesmo os maiores investidores já erraram em algum momento.

Invista e conquiste a sua independência financeira. Abra sua conta na XP – é grátis