[Braduni] Risco país: o que representa e como é calculado

Apesar do assunto ser bastante comentado pelos meios de comunicação, muitas pessoas têm dúvidas quanto à sua finalidade; saiba mais a respeito

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de ser bastante abordado pela imprensa nacional, muita gente não sabe exatamente o que é risco país, e para que ele é usado. Criado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan, em 1992, o indicador mede o risco de se investir em títulos soberanos, principalmente em países emergentes.

Metodologia
Para o cálculo do índice, o JP Morgan compara os juros oferecidos pelos títulos soberanos do país cujo risco está sendo avaliado, frente aos juros dos Treasuries (que são os papéis do Tesouro norte-americano) de prazo equivalente.

Assim, quando falamos que o risco país do Brasil caiu, isso significa que a diferença entre os juros pagos nos títulos públicos brasileiros e os Treasuries diminuiu: o que sinaliza que a percepção dos investidores quanto ao risco de se investir no Brasil melhorou. Vale o raciocínio inverso, caso os papéis brasileiros passem a oferecer uma maior rentabilidade ao investidor.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em pontos

Se o risco país é um diferencial de juros, por que então ele é cotado em pontos base? Como muitos diferenciais de juros não são tão expressivos quanto os do Brasil, adotou-se a medida de serem multiplicados por 100, para facilitar a compreensão do indicador.

Por exemplo, o risco Brasil atualmente é cotado perto dos 214 pontos base, significando que o diferencial de juros dos títulos brasileiros em relação aos títulos norte-americanos de mesmo prazo é de 2,14%. Basta multiplicarmos os 2,14% por 100 e chegaremos aos 214 pontos base.

Continua depois da publicidade

Desvantagens de um risco país elevado
Imagine uma situação em que dois amigos seus lhe pedem dinheiro emprestado. Para quem você emprestaria o dinheiro? Assumindo que você não tenha o suficiente para emprestar para os dois, certamente optaria por aquele que acreditasse fosse o melhor pagador. Ou seja, o que apresentasse o menor risco.

Mas, e se você tivesse o suficiente para emprestar aos dois amigos? Provavelmente exigiria uma garantia maior, ou até mesmo cobraria juros do amigo cujo risco é maior, não? Pois, pense nos seus amigos como sendo dois países, e você como sendo os investidores internacionais.

Nos casos em que não há dinheiro suficiente para investir em vários países, eles tendem a optar por aqueles que apresentam menor risco. De forma que o país com risco elevado tende a enfrentar dificuldades para atrair recursos. Para compensar isso, esse país precisa oferecer condições mais vantajosas ao investidor, ou seja, o país precisa aceitar pagar juros mais altos pelo dinheiro que tomou emprestado do investidor. Assim, como o seu amigo, teve que lhe dar garantias maiores.

Em outras palavras, um país cujo risco é maior tem que pagar mais juros, o que prejudica as contas públicas. Considerando que as contas públicas são para o governo o que o orçamento é para você, não é difícil ver que, quanto mais você tiver que pagar em juros no cheque especial, menos terá para poupar. Do ponto de vista do país, quanto maior o risco país, maior será o gasto do governo com juros, e menor a sua capacidade de investir em infra-estrutura, saúde, educação etc.

Agora fica mais fácil entender o porquê do governo norte-americano, historicamente considerado um bom pagador, oferecer uma baixa rentabilidade por seus papéis, enquanto países como Brasil, Venezuela e Argentina têm a necessidade de lançar os títulos a um yield (retorno) maior para atrair o interesse dos investidores.