Em educacao / guias

Louco por uma liquidação? Siga algumas dicas e boas compras

Encontrar aquela blusa ou aquele CD pela metade do preço parece um sonho, mas é preciso cuidado com as regras das promoções

SÃO PAULO - Sempre é tempo de encontrar alguma promoção. Aquela blusinha que você tanto "namorou" no auge do verão, mas que não comprou, pois tinha outros planos para seu dinheiro, pode ser encontrada agora, pela metade do preço.

E quem resiste a uma liquidação? No entanto, antes de sair comprando tudo o que se vê pela frente, é bom seguir algumas dicas e tomar certas precauções.

Devoluções
Os estabelecimentos não são obrigados a aceitar a devolução. Portanto, informe-se sobre a política da loja em relação a esse procedimento. Alguns lojistas aceitam devolução ou troca de mercadoria durante o ano todo, mas não na época de liquidações. A prática não é ilegal, desde que seja informada de forma clara e visível ao consumidor.

Caso o consumidor adquira uma mercadoria antes da promoção, mas decida trocá-la num período de liquidação, a loja deve levar em conta o valor pago pela mercadoria no ato da compra, e não o valor estabelecido na promoção.

Independente da política da loja e da forma de devolução adotada, peça sempre a nota fiscal. Ela é a garantia do valor pago e da aquisição do produto.

Garantias e publicidade
Geralmente, os produtos duráveis oferecem garantia, que não podem ser canceladas só porque o produto está em promoção. Portanto, se a mercadoria apresentar algum defeito, exija seus direitos.

Guardar informes publicitários, panfletos e anúncios também é importante. Essas promessas têm valor contratual e, caso haja diferença entre o que foi anunciado e o que é cobrado, reivindique.

Com todos estes cuidados, cheque as formas de pagamento do estebelecimento e boas compras.

 

Contato