Projeto final: aproveite o tempo livre para rever a monografia

TCC, monografia ou projeto final. Não importa o nome, ele sempre assusta! Aproveite suas próximas férias para zerar essa pendência

Patricia Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Em ritmo alucinante, você não vê a hora de aproveitar suas próximas férias para relaxar, viajar com amigos…enfim descansar! Mas se pensar bem, poderia reservar parte desse tempo livre para zerar uma pendência que assusta qualquer universitário: seu trabalho de conclusão de curso…Programe-se!

Depois de anos se dedicando à universidade, essa é a hora de mostrar o que você aprendeu e garantir o tão sonhado diploma.

Reta final
Se você está na reta final do curso, aguardando só o próximo e último semestre para se ver livre e pronto para o mercado de trabalho, a dica é tirar as férias para ajustar os últimos detalhes da monografia (ou trabalho final).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Revise os textos, as referências bibliográficas e os capítulos. Pense na apresentação… aproveite que você está mais descansado e sem tantos compromissos para prestar atenção aos errinhos que ficaram para trás nas primeiras versões do trabalho.

Se o projeto é individual, estabeleça metas e encare como um “trabalho diário”. Planeje suas atividades de forma que tenha tempo e disposição para realizar todos os seus compromissos e terminar a tarefa.

Trabalho em equipe
No caso de “trabalho em grupo”, encare também como um emprego. Afinal, saber trabalhar em equipe já é um grande diferencial e, diga-se de passagem, se você sobreviver ao estresse e nervosismo de todos os seus colegas (e o seu mesmo) às vésperas da formatura, você estará preparado para encarar qualquer grande empresa.

Continua depois da publicidade

Uma dica, neste caso, é estabelecer encontros com uma periodicidade pré-estabelecida, de acordo com a necessidade do trabalho. Procure marcar sempre para o mesmo dia da semana, respeitando o tempo de cada um. Assim fica mais fácil evitar os conflitos de agenda.

De olho no futuro
E se você pensa que só porque ainda está no terceiro ano, ou apenas iniciou a faculdade, terá tempo de sobra para pensar sobre o trabalho de graduação, é melhor rever seus conceitos.

Que tal destinar algumas horinhas das suas férias para pensar num tema para seu projeto? Normalmente as faculdades têm arquivos de trabalhos antigos, que podem ser de base e inspiração. Verifique os horários de funcionamento da biblioteca nas férias e “agende” uma visitinha.

Se a instituição exigir que o projeto seja feito em grupo, vá pensando nas pessoas que você tem mais afinidade e que tenham os mesmos gostos de você. Mas, cuidado! Não é porque seu melhor amigo vai se dedicar a um trabalho que você não gosta e não entende nada, mas no qual ele é um expert, que vocês terão que trabalhar juntos.

Essa pode ser uma oportunidade de se aproximar de pessoas que tenham os mesmos gostos e interesses que você e que, num futuro, podem virar seus colegas de trabalho.

Siga bons exemplos
Essa dica vale para todos, tanto aqueles que já estão na reta final do curso como para os que ainda têm alguns anos pela frente. Algumas universidades costumam, no início do segundo semestre, fazer simulações de “banca”, com alunos já formados, para que as “próximas vítimas” se preparem e se ambientem com o clima da apresentação final.

Procure saber a datas dessas apresentações e se programe para assistir o máximo que puder. Caso a sua faculdade não faça esse tipo de preparação, leve a dica ao seu orientador, professor ou até para a diretoria. Boa sorte!

Tópicos relacionados