Saiba os cuidados a tomar na hora de comprar à distância

Adquirir produtos pela internet ou pelo telefone exige cautela e conhecimento, para que o consumidor não caia numa cilada

Patricia Alves

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SÃO PAULO – O método é fácil, cômodo, prático e rápido, mas requer cuidados especiais e atenção. As compras à distância, pela internet ou pelo telefone, exigem cautela e conhecimento para que o consumidor não caia numa cilada e fique sem o produto e, pior, sem o dinheiro pago por ele.

Atualmente, com a finalidade de atrair clientes novos e fidelizar antigos, a maioria dos serviços oferece a facilidade do delivery. Para ajudar na hora da compra, a Pro Teste dá algumas dicas sobre como proceder e se assegurar que o produto será mesmo entregue.

Conhecendo a empresa e o produto

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Antes de clicar o “confirmar” ou aceitar as condições da venda, informe-se sobre a empresa prestadora do serviço. Razão social, CNPJ, endereço e telefone são importantes, caso seja necessário encontrar a companhia após a concretização do negócio. Se a referência for apenas a caixa postal, fica bem mais difícil.

Solicite os dados do produto que pensa comprar, com especificações de modelo, tamanho, cor, número de peças etc. Você precisará destes dados para conferir o material na hora da entrega.

Guarde todos os comprovantes, material publicitário, documentos da internet, para poder comprovar toda a negociação, caso haja algum problema.

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Pagamento e entrega

Se possível, sempre pague o produto no ato da entrega. Assim poderá confirmar se está recebendo exatamente o que pediu. O cheque deve ser nominal à empresa e cruzado. Confirme quem é o responsável pelo pagamento do frete.

Na entrega, olhe o produto com cuidado, teste o funcionamento, manual, garantia etc. Caso não esteja em conformidade ou não seja o que foi combinado, não receba.

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No caso de recusa, anote no verso do documento de entrega o motivo pelo qual não aceitou o produto e entre em contato com a empresa pedindo uma solução.

Devolução e Cancelamento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo produto, independente de apresentar defeito ou não, pode ter a compra cancelada, caso tenha sido feita fora do estabelecimento comercial. O prazo para desistência é de sete dias, contados a partir da entrega.

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O pedido de cancelamento deve ser feito à empresa por meio de carta com um aviso de recebimento (AR).

O valor pago deve ser devolvido e os cheques não compensados, restituídos.