O que você faria se perdesse seus documentos no exterior?

Pro Teste dá as dicas para você escapar de problemas mais sérios; o melhor mesmo é se prevenir antes do embarque

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Você decidiu passar suas férias no exterior e, como uma pessoa precavida, já começou a levantar uma série de informações úteis para que não enfrente grandes problemas lá fora. E sobre a perda de seus documentos? Já parou para pensar nesta hipótese?

Infelizmente, o risco não é de apenas perder os documentos, mas também de ser roubado, o que pode acontecer em qualquer lugar. Se este for o caso, de acordo com a Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a primeira providência é registrar o ocorrido em uma delegacia e procurar um Consulado ou Embaixada do Brasil para expor a situação (leve os endereços e telefones consigo e procure não guardá-los na carteira).

O que você precisa saber
No que se refere ao passaporte, eles poderão entregar a você uma autorização para retornar ao Brasil. Já em relação à passagem, a companhia aérea poderá lhe emitir um novo bilhete, mas certamente haverá um custo para isto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E se você não tiver dinheiro? É importante saber que o Consulado não é obrigado a arcar com as despesas para o seu retorno ao País. O mais provável de acontecer é eles entrarem em contato com sua família, amigos ou empresa onde trabalha e solicitarem o dinheiro necessário. Se nada disto for possível, aí sim você poderá entrar com um pedido de repatriação, mas neste caso seu passaporte será recolhido e cancelado.

Prevenir é melhor do que remediar
A regra ainda é bastante atual para este caso. Antes de viajar, faça cópias do RG, CPF, passaporte, cartão de crédito, passagem, carteira de motorista, traveller-checks e de outros documentos que for levar com você. O “guardião” pode ser a agência de viagem ou alguém de sua confiança. Assim, se precisar das cópias, eles poderão enviar, por exemplo, um fax para você, de forma mais ágil e rápida.

Agora, se você acredita que o envio de fax não é uma das formas mais funcionais para este caso, experimente gastar um pouco mais de dinheiro e tempo e leve cópias autenticadas de tudo, com exceção apenas da passagem aérea. Deixando todos os originais no cofre do hotel, será possível curtir o passeio com maior tranqüilidade!