Em educacao / guias

O que você faria se perdesse seus documentos no exterior?

Pro Teste dá as dicas para você escapar de problemas mais sérios; o melhor mesmo é se prevenir antes do embarque

SÃO PAULO - Você decidiu passar suas férias no exterior e, como uma pessoa precavida, já começou a levantar uma série de informações úteis para que não enfrente grandes problemas lá fora. E sobre a perda de seus documentos? Já parou para pensar nesta hipótese?

Infelizmente, o risco não é de apenas perder os documentos, mas também de ser roubado, o que pode acontecer em qualquer lugar. Se este for o caso, de acordo com a Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a primeira providência é registrar o ocorrido em uma delegacia e procurar um Consulado ou Embaixada do Brasil para expor a situação (leve os endereços e telefones consigo e procure não guardá-los na carteira).

O que você precisa saber
No que se refere ao passaporte, eles poderão entregar a você uma autorização para retornar ao Brasil. Já em relação à passagem, a companhia aérea poderá lhe emitir um novo bilhete, mas certamente haverá um custo para isto.

E se você não tiver dinheiro? É importante saber que o Consulado não é obrigado a arcar com as despesas para o seu retorno ao País. O mais provável de acontecer é eles entrarem em contato com sua família, amigos ou empresa onde trabalha e solicitarem o dinheiro necessário. Se nada disto for possível, aí sim você poderá entrar com um pedido de repatriação, mas neste caso seu passaporte será recolhido e cancelado.

Prevenir é melhor do que remediar
A regra ainda é bastante atual para este caso. Antes de viajar, faça cópias do RG, CPF, passaporte, cartão de crédito, passagem, carteira de motorista, traveller-checks e de outros documentos que for levar com você. O "guardião" pode ser a agência de viagem ou alguém de sua confiança. Assim, se precisar das cópias, eles poderão enviar, por exemplo, um fax para você, de forma mais ágil e rápida.

Agora, se você acredita que o envio de fax não é uma das formas mais funcionais para este caso, experimente gastar um pouco mais de dinheiro e tempo e leve cópias autenticadas de tudo, com exceção apenas da passagem aérea. Deixando todos os originais no cofre do hotel, será possível curtir o passeio com maior tranqüilidade!

 

Contato