Em educacao / guias

CDC: veja o que você precisa saber antes de financiar uma compra

Checar cada informação relevante para evitar problemas nunca é demais; código protege consumidores em muitos casos

SÃO PAULO - Evitar o pagamento parcelado hoje em dia é uma tarefa essencial. Com o crédito cada vez mais acessível, é necessário avaliar, além do valor da parcela, todos os detalhes de um financiamento antes de contratá-lo.

No entanto, a compra à vista nem sempre é possível. Assim, é preciso cuidado para que não haja um descontrole no orçamento. Além disso, é importante ficar atento aos seus direitos como consumidor.

Para ter a certeza de que eles não estão sendo violados, faça algumas exigências à loja. O preço do produto deve estar em moeda nacional sempre. Peça demonstração do quanto pagará pelo item, com ou sem financiamento, e o valor e quantidade das prestações. Assim, será possível você pesar se vale a pena ou não adquirir o produto a prazo.

Atenção aos juros
Outro aspecto importante diz respeito às taxas de juros praticadas. Exija informações sobre os juros acrescidos às parcelas e sobre os juros de mora, cobrados no atraso do pagamento. Todos os encargos do financiamento devem ficar claros. As lojas são obrigadas a comunicar a divulgar o custo efetivo total (ou CET) do crédito. Dessa forma, é fácil de comparar se as taxas cobradas em um estabelecimento são mais atrativas que a de outro.

Lembre-se que, no caso de quitação antecipada do débito, você terá direito ao abatimento proporcional dos juros e outros acréscimos. Cuide para que estas informações fiquem bem claras.

Há acréscimos legais em alguns casos, que devem ser informados a você com antecedência. É o caso, por exemplo, da taxa de seguro cobrada nos consórcios de imóveis.

Proteção do CDC
Todas estas regras são estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) em seu artigo 52 e devem estar muito claras no momento da contratação de um serviço ou compra de um produto a prazo.

A mesma lei limita a cobrança de multa por atraso a 2% do valor da prestação. Mas fique atento. Há empresas que oferecem descontos no pagamento em determinada data, mas muitas vezes esta é uma forma de desrespeitar a imposição do limite de 2%.

Tomando estes e outros cuidados, as chances de você ter problemas com o financiamento de suas compras acabam se tornando bem menores.

 

Contato