Compre o rumor e venda o fato: porque as ações podem cair apesar de lucro recorde

Entenda porque ações como Vale do Rio Doce e Petrobras caíram logo após anunciarem elevados lucros trimestrais

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas vezes os investidores ficam surpresos com a reação do mercado após a divulgação dos resultados de algumas das principais empresas brasileiras. Mesmo após divulgarem lucros elevados, algumas vezes recordes históricos, os papéis das empresas fecham em queda na Bovespa.

O que ocorre nestes casos é que os resultados, mesmo muito positivos na comparação com períodos anteriores, ficaram abaixo da expectativa média dos analistas. Embora o desvio possa muitas vezes ser pequeno, com muitos analistas, inclusive, acreditando que os números ficaram em linha com suas projeções, os papéis podem reagir negativamente.

Peso das projeções
Este comportamento exemplifica como os papéis estão sendo avaliados: pela sua projeção de resultados. A partir de suas projeções de resultados futuros, os analistas conseguem obter uma estimativa de seu preço justo para as ações, o que acaba orientando o mercado. Assim, todas as vezes que os resultados ficam abaixo do esperado, caem as projeções de preço justo e, conseqüentemente, muitos investidores vendem seus papéis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isso significa que o mercado trabalha mais com as expectativas do que com os fatos. Como, em uma situação onde o fluxo de informações é eficiente, toda informação já se reflete no preço dos ativos, o que pode causar grandes mudanças são surpresas, ou seja, fatos novos que não eram de conhecimento do mercado.

Compre o rumor, venda o fato
Este comportamento do mercado fica evidente também em situações onde outros fatos importantes, não somente a divulgação de resultados, começam a afetar o mercado. Um exemplo são rumores a respeito de fusões ou aquisições. É muito comum ver papéis subirem na bolsa em função de rumores de troca de controle acionário.

Se os rumores ganham intensidade, os papéis sustentam a valorização, muitas vezes até o ponto onde, quando ocorre o anúncio oficial da transação, o preço não muda. Isso indica que os investidores acreditaram cada dia mais que a transação fosse verdadeira, até o ponto quando, no anúncio oficial, isso não fosse mais novidade para ninguém.

Continua depois da publicidade

Assim, o mercado não reagiu ao fato em si, mas muito mais aos rumores que precederam o anúncio oficial da transação. Neste caso, ganhou dinheiro quem “comprou” o rumor e “vendeu” o fato, ou seja, comprou a um preço mais baixo quando os rumores estavam começando e vendeu mais caro quando o fato foi confirmado.

O mesmo ocorre também em divulgações de resultados, ou seja, se os números não alcançam o esperado pelos analistas, muitos acabam vendendo, pois surgiu um elemento novo, não esperado, que acabou evitando que o rumor se tornasse fato. Neste caso, embora possa parecer muito estranho, o modo de funcionamento do mercado justifica situações como as registradas por diversas empresas nos últimos trimestres.