Principais erros cometidos pelos jovens na gestão de suas finanças

Ainda que errar seja uma forma válida de aprender, quando o assunto é dinheiro a situação muda de figura

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Entrar na faculdade é um momento muito especial para qualquer jovem. Além da realização pessoal e familiar, é chegada a hora de experimentar um mundo novo, onde é possível ser mais independente, principalmente quando o ingresso na universidade exige que o jovem vá morar longe dos pais.

Se, por um lado, esta liberdade traz maturidade e experiência ao estudante, por outro pode levá-lo a cometer erros, especialmente quanto às suas decisões financeiras. Mesmo que errar seja uma forma válida de aprendizado, quando o assunto é dinheiro, são poucas as pessoas que estão dispostas a “pagar do próprio bolso” pelos enganos cometidos.

Pensando nisso, a InfoMoney elaborou uma lista dos erros mais comuns cometidos por jovens universitários em relação à gestão do seu dinheiro. Veja a seguir:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nunca é cedo para planejar
Se gastar por impulso ou influência é ruim, a situação se agrava ainda mais quando o jovem sequer tem idéia do quanto recebe, e para onde está indo o seu dinheiro.

Não importa se você vive da mesada dos seus pais ou se trabalha e já ganha o seu dinheiro. É preciso ter uma idéia clara do quanto recebe e pode gastar no mês. Se não funcionar no papel, certamente não irá funcionar na vida real, e o mais provável é que, no final do mês, deixe de pagar a fatura do cartão ou tenha que pedir dinheiro emprestado aos pais.

Por outro lado, um bom planejamento pode permitir que cometa algumas extravagâncias de vez em quando, ou simplesmente que viaje durante as férias. Lembre-se, planejar é um hábito saudável, que deve ser cultivado desde cedo. Quanto antes você começar a programar suas contas, mais fácil será acumular um patrimônio para o futuro.

Continua depois da publicidade

Lembre-se do poder multiplicador dos juros. Comece a poupar desde já! Por mais jovem que você seja, e por mais distante que isso lhe pareça, uma hora o futuro irá chegar. Quanto mais preparado estiver, melhor.