Equilíbrio: emoções em dia, profissão em alta!

Lutar pelo sucesso de sua carreira é importante; mas, para que isso aconteça, você deverá estar com seu lado emocional em equilíbrio

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Garantir um bom currículo é sempre a maior preocupação para quem está ingressando no mercado de trabalho. A busca pela experiência profissional, por estágios em empresas conceituadas, o aprendizado incansável de algum idioma e a realização de cursos de especialização também estão na lista dos requisitos.

Porém, engana-se o profissional que esquece de cultivar também um ponto hoje considerado vital para a sobrevivência em qualquer emprego: seu equilíbrio emocional.

Tempos de crise
Um exemplo para você, marinheiro de primeira viagem, compreender a situação: todo mundo passa, pelo menos uma vez na vida, por um momento em que as coisas parecem emperradas na vida profissional. Nada evolui, suas expectativas não são atendidas, levando-o bem perto da frustração. Qual a melhor postura a adotar em momentos como este?

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesta hora a forma como você conduz suas emoções conta muito. Caso não tenha uma vida pessoal equilibrada, algo em que se apegar nos momentos de crise, pode ter a tendência de tornar os problemas muito maiores do que realmente são.

Qual a importância da carreira em sua vida
Este é um ponto forte a considerar. É claro que a realização profissional é importante, mas ela não deve, e nem pode, ser prioridade em sua vida. Lembre-se que vida pessoal e carreira são complementares, e você não deve sacrificar exageradamente nenhuma delas.

É claro que existem momentos em que você deve pesar prós e contras e, em benefício dos seus planos bem traçados, investir pesado em sua profissão, trabalhando mais, dedicando grande parte de seu dia ao trabalho e sacrificando um pouco os personagens importantes de sua vida pessoal (filhos, cônjuge, pais, namorado). Mas isto não deve se tornar um hábito, ou pior: um vício.

Continua depois da publicidade

Fuga no trabalho
Isso significa que, caso as coisas não andem bem em sua vida, você deve tomar cuidado para não mergulhar fundo demais no trabalho, distanciando-se de todo o resto. Caso contrário, poderá correr o risco de, mais cedo ou mais tarde, enfrentar uma crise no campo profissional e se sentir, com isso, completamente sem chão.

Procure observar o seu comportamento dentro do ambiente de trabalho: quantas horas tem trabalhado por dia? Isto é realmente necessário? O que tem feito aos finais de semana? Consegue realmente relaxar em seus momentos de lazer? Ainda no campo pessoal, tem fugido dos seus problemas em vez de tentar resolvê-los?

Equilíbrio entre os mundos
O ideal é que você consiga se posicionar de forma equilibrada entre estes dois mundos: você precisa sim trabalhar, sentir-se realizado por fazer algo que realmente gosta e que lhe garante sustento, aprendizado e crescimento.

Continua depois da publicidade

Mas, por outro lado, existe uma outra realidade que não deve ser esquecida. Afinal, ela lhe garante o equilíbrio, a saúde, o bem estar e a disposição para o trabalho.

Lembre-se: como superar momentos de pressão, bastante comuns no ambiente de trabalho, se você estiver em crise?