Você tem muito mais trabalho do que tempo para cumpri-lo?

O expediente acaba e você se sente exausto. Ao mesmo tempo, tem a nítida sensação de que o seu dia não rendeu. O que fazer?

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Administrar o tempo. Parece fácil, mas não é, sobretudo no ambiente atual das empresas, onde um único funcionário desempenha múltiplas funções. Porém, se você é um destes heróis, e tem enfrentado limitações para cumprir suas tarefas, saiba que existem alguns truques que, se observados, poderão ajudá-lo a melhorar isso.

Procure, em seu dia-a-dia, treinar sua capacidade de lidar com atividades variadas em um tempo limitado. Saiba que esta habilidade oferece um importante diferencial, que poderá destacá-lo no ambiente competitivo do mercado de trabalho.

Análise é ponto positivo
O fato de você realmente se mostrar preocupado com isso é um ótimo sinal, pois revela uma boa dose de profissionalismo e consciência frente ao seu desempenho.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mas é preciso controlar a dose. Não adianta ficar se lastimando, pois vários fatores podem justificar o problema, bastante comum entre as empresas, e que muitas vezes são alheios à sua vontade.

Um destes fatores é o acúmulo de tarefas. É impossível abraçar todas elas de uma vez. Portanto, vá com calma, dentro dos seus limites, e procure fazer o seu melhor. Vale aqui a dica: melhor uma tarefa cumprida do que várias pela metade. Afinal, seu supervisor espera por resultados e não por meio-trabalho feito.

Organize-se!
Se você se sente “atolado” de trabalho, procure estabelecer uma lista de prioridades. No começo poderá até ficar surpreso, e até mesmo um tanto desesperado com o volume de tarefas. Isso será imensamente positivo, pois fará com que se valorize mais e que procure avaliar até onde tem condição de assumir tanta coisa, ou o quanto está sendo centralizador.

Continua depois da publicidade

Quando você adotar este procedimento como rotina, sentirá a satisfação em “riscar” de sua lista cada tarefa cumprida.

Procure se manter focado em suas metas
A dificuldade em cumprir tarefas pode estar vinculada ao perfil do trabalhador. Algumas pessoas se dispersam facilmente do serviço que desenvolvem, seja pela movimentação ao redor, seja por não conseguirem silenciar seus pensamentos enquanto trabalham, realizando uma atividade pensando em outra. Neste caso, torna-se complicado atingir um objetivo.

Outro ponto importante: no ambiente de trabalho não é possível, na maioria das vezes, que os funcionários façam apenas o que gostam. Portanto, é preciso encarar as dificuldades e as “missões” mais pesadas, colocando-as até mesmo em primeiro plano, de acordo com suas prioridades.