Como funcionam as franquias

O sistema de franquia, de maneira simplificada, é caracterizado em duas partes. Veja quais são

Equipe InfoMoney

Publicidade

O sistema de franquia nada mais é do que uma forma alternativa de distribuição dos produtos e/ou serviços oferecidos por uma determinada empresa, de agora em diante batizada de empresa franqueadora (ou franqueador). De maneira simplificada o sistema de franquia é caracterizado por suas partes:

Franqueador
Trata-se da empresa dona da marca e do sistema que concede a franquia. É responsabilidade do franqueador transferir aos franqueados o padrão/formato que estes devem seguir nas unidades franqueadas. Em outras palavras o franqueador deve explicar ao franqueado como funciona o negócio, desde sua implantação, operação e gestão. Esta transferência de know-how pode ser feita através de treinamento, guias e manuais.

Franqueado
É a pessoa autorizada pelo franqueador a implantar uma unidade franqueada para distribuir seus produtos/serviços, e que é responsável pela instalação, operação e administração da unidade franqueada. É responsabilidade do franqueado implantar, operar e administrar sua unidade franqueada de forma que os padrões estabelecidos pelo franqueador sejam preservados sempre.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No sistema de franquia, as unidades franqueadas seguem o mesmo modelo de negócio do que a empresa franqueadora, apesar de poderem atuar em locais distintos sob responsabilidade de outras pessoas (franqueados). Agora que está mais clara a relação entre as duas partes, fica fácil entender que o sucesso de uma franquia depende da capacidade que a rede de unidades franqueadas de replicar o produto ou serviço oferecido pelo franqueador.